6 de December de 2021

NOTICIAS

Jovens prestam homenagem a Fidel Castro na província cubana

Jovens prestam homenagem a Fidel Castro na província cubana

Sancti Spíritus, 25 nov (Prensa Latina) Estudantes da Universidade de Sancti Spíritus José Martí (Uniss) prestaram hoje homenagem ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro (1926-2016), no quinto aniversário de sua partida física.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O evento começou com a apresentação do poema Voto de Confiança a Fidel, de Jesús Orta Ruiz (Indio Naborí).

Outros poemas e obras patrióticas foram apresentados no encontro onde a estudante Ivette Echemendía deixou que sua voz fosse ouvida, com a presença artística de um grupo de jovens, enquanto o compositor Eduardo Saborit deu aos presentes Despertar, uma canção para ensinar.

O prêmio Juventude pela Vida foi entregue a um grupo de corajosos estudantes universitários por sua participação destacada no confronto com o Covid-19.

A atividade foi também uma oportunidade para lembrar o 60º aniversário do assassinato do jovem professor Manuel Ascunce e o aniversário da Campanha Nacional de Alfabetização.

Estudantes e trabalhadores da Uniss ratificaram nesta quinta-feira que nada nem ninguém vai tirar as conquistas da Revolução e deram como exemplo o trabalho educacional.

O Comitê Provincial da Federação de Mulheres Cubanas também concordou em apresentar um prêmio à Universidade de Espiritu, que foi recebido por seu reitor Naima Ariatne Trujillo.

A homenagem ao Comandante-em-Chefe terminou com uma conferência intitulada O legado de Fidel aos jovens, proferida pelo Doutor em Ciências Ramón Reigosa, chefe do departamento de Marxismo-Leninismo e História da universidade.

Reigosa destacou o pensamento humanista e anti-imperialista, assim como a inteligência e sensibilidade do líder histórico da Revolução e enfatizou: “Fidel é uma personalidade histórica dos séculos 20 e 21 que ninguém pode ignorar, nem seus amigos nem seus inimigos”.

Prosseguiu: “Há muitos mais de nós que o admiramos, amamos e até o veneramos, com um legado que somos obrigados a manter vivo se quisermos continuar a ser um povo livre e independente”.

Fidel conquistou a confiança de seu povo, eles acreditaram nele, e um legado foi essa confiança infinita nele, que ele conquistou com conduta impecável, ele enfatizou, e depois passou a refletir sobre a importância que o líder cubano atribuía à preservação da paz e do meio ambiente.

acl/mpg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.