28 de November de 2021

NOTICIAS

Escavações arqueológicas são retomadas na antiga igreja de Cuba

Escavações arqueológicas são retomadas na antiga igreja de Cuba

Sancti Spíritus, Cuba, 25 de nov (Prensa Latina) Foram retomadas as escavações da antiga igreja de Jesus Nazareno nesta cidade histórica do centro de Cuba, no que hoje é classificado como uma intervenção arqueológica abrangente, disse um especialista.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Orlando Álvarez de la Paz, principal especialista do Gabinete de Arqueologia Manuel Romero Falcó, parte do Gabinete do Conservador de Sancti Spíritus, disse que os trabalhos começaram em fevereiro de 2016.

Álvarez de la Paz disse que nessa data trabalhavam no pátio da igreja e valorizavam a pintura mural ainda visível nas paredes, nichos, arcadas e no altar principal, além encontrarem pregos da época, faianças finas inglesas, cerâmicas comuns, ossos e moedas.

Explicou que as escavações foram reiniciadas em 2021, mas por muito pouco tempo por causa da Covid-19, e destacou que os alunos da Escola de Restauração Conrado Garau Gayá participam dessas tarefas.

O especialista destacou que as ações foram retomadas na véspera e que estão trabalhando quatro equipes de trabalho: escavações arqueológicas; estudo e conservação de pinturas murais; consolidação e disseminação e socialização dos resultados.

Tudo isso responde a um amplo projeto comunitário que, uma vez realizado, influenciará o desenvolvimento de um dos espaços mais importantes do Conselho Popular de Jesus Maria.

O templo, uma construção de 1830, está localizado no centro histórico desta cidade, um Monumento Nacional e o quarto das sete primeiras cidades fundadas pelos espanhóis na Ilha.

O arqueólogo explicou que entre os projetos planejados para serem promovidos pelo Escritório está o relacionado ao sítio Paso de las Damas, no município de Taguasco, onde em 18 de novembro de 1896 o general Serafín Sánchez Valdivia caiu em combate.

Da mesma forma, há particular interesse em retornar às investigações em Pueblo Viejo, considerado o primeiro assentamento de Sancti Spíritus após a chegada dos conquistadores espanhóis em 1514, enfatizou.

mem / mpg / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.