6 de December de 2021

NOTICIAS

Crítica alemã elogia dançarino cubano Grettel Morejón

Crítica alemã elogia dançarino cubano Grettel Morejón

Berlim, 25 de nov (Prensa Latina) A crítica alemã elogiou hoje a arte da primeira bailarina do Ballet Nacional Cubano (BNC) Grettel Morejón, convidada a apresentar no país europeu uma encenação da clássica Paquita com o Ballet de Magdeburg.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No jornal cultural online Kulturvolk, o estudioso de teatro e historiador da dança alemão Ralf Stabel comparou a artista cubana a uma das estrelas do balé romântico, a italiana Carlotta Grisi (1819-1899).

Em sua opinião, com Morejón o Ballet de Magdeburgo “tem uma Paquita que atua com graça e força ao mesmo tempo, que domina os trechos complicados da coreografia com tamanha confiança que não só se percebe uma dançarina virtuosa e expressiva, mas também uma mulher jovem naturalmente motivada para dançar por suas emoções. ”

Stabel se refere a uma resenha do século 19 coletada no livro Estrelas do Balé Romântico, de Frank-Rüdiger Berger, sobre a versão do balé que Paquita criou em Paris em 1846 pelo professor Joseph Mazilier para a grande Carlotta Grisi.

Lá se destaca a perfeição da dança da artista, capaz de contornar com fluência a dificuldade da coreografia e executar saltos rápidos de ponta e outras demandas técnicas com ousadia.

“O que foi formulado na época também poderia ser escrito sobre Grettel Morejón e sua representação desse papel principal em Paquita, bem como a atual produção do diretor titular do balé Gonzalo Galguera na Ópera de Magdeburgo”, disse Stabel.

Galguera, autor desta versão coreográfica, é de origem cubana e desde 2006 dirige o Ballet de Magdeburg, com o qual várias de suas criações foram premiadas na Europa.

“Depois de quase três horas, as centenas de espectadores, apesar da pandemia, deliram como milhares!”, Exclamou.

“Embora haja discussões em outros lugares sobre se ou como o legado do balé do século 19 ainda pode ser dançado, isso está sendo feito na capital do estado de Saxônia-Anhalt. Se você tiver sorte, receberá um ingresso!” livros sobre dança dirigidos pela Berlin State Ballet School por anos.

jf / msm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.