25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Observadores internacionais validam eleições na Venezuela

Venezuela, elecciones, validación, observadores, internacionles

Observadores internacionais validam eleições na Venezuela

Caracas, 24 nov(Prensa Latina) Os relatórios apresentados por diversas missões de observação hoje presentes na Venezuela ratificam a validade e a transparência das eleições regionais e municipais realizadas em 21 de novembro na Venezuela.

A equipe de especialistas destacada na nação sul-americana pelo Parlamento do Mercosul (Parlasul) apresentou no dia anterior o relatório preliminar sobre o trabalho de fiscalização realizado durante o evento democrático, descrito como um dia que permitiu a expressão da vontade popular.

A este respeito, o vice-presidente do Parlasul e chefe da missão do Observatório para a Democracia daquela organização, Oscar Laborde, reconheceu perante o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela que a sua equipa de trabalho teve oportunidade de se encontrar com representantes de todas as tendências políticas.

Embora tenham sido registrados incidentes isolados, eles não invalidam o processo em geral, disse Laborde, que também qualificou o sistema eleitoral venezuelano de impecável.

Segundo o presidente Nicolás Maduro, os mais de 300 observadores de 55 países, e em representação de várias organizações internacionais, “viram a verdade de um país atacado que se levanta e supera dificuldades”.

Em mensagem publicada na rede social Twitter, o chefe de Estado informou sobre reunião realizada na véspera com representantes de diversas missões eleitorais que verificaram a transparência e legitimidade do ato eleitoral.

A delegação de observação da União Europeia (UE) também reconheceu nesta terça-feira a implementação de melhores condições para a realização das eleições de 21 de novembro na Venezuela, em comparação com eventos anteriores.

Ao apresentar o seu relatório preliminar sobre os trabalhos de fiscalização, a chefe da missão da UE, Isabel Santos, considerou a diretriz da CNE apontada em 2021 como a mais equilibrada dos últimos 20 anos, o que contribui para gerar confiança na vida política.

O MEP especificou que as autoridades eleitorais venezuelanas realizaram com eficiência os preparativos do evento eleitoral e introduziram melhorias nos componentes técnicos por meio do diálogo com todos os fatores políticos do país sul-americano.

Entre as principais observações sobre o andamento das eleições, Santos apontou o uso de recursos do Estado na campanha, apesar de considerar arbitrária a desclassificação de alguns candidatos.

Da mesma forma, relatou a instalação dos chamados pontos vermelhos, tradicionalmente usados no país para a promoção do voto partidário, e questionou que, por decisão do Judiciário, os líderes mais reconhecidos e membros de alguns partidos políticos foram destituídos de controle de seus símbolos ou cartões eleitorais.

Isabel Santos também rejeitou qualquer tentativa de utilização das informações preliminares como objeto de instrumentalização política ou a favor de interesses partidários.

Na opinião da deputada e líder socialista venezuelana Tania Díaz, a missão da UE não conseguiu fundamentar um dossiê que acompanharia a opinião intervencionista dos Estados Unidos nas eleições na Venezuela; “Apenas fez comentários imprecisos e deixou a porta aberta para voltar em janeiro para apresentar um novo relatório”, disse ela.

msm/wup/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES