7 de December de 2021

NOTICIAS

Denunciam o planejamento de um novo assentamento israelense

Denunciam o planejamento de um novo assentamento israelense

Tel Aviv, 24 nov(Prensa Latina) O Ministério da Habitação de Israel iniciou em silêncio e sem autorização do governo o planejamento de um novo assentamento judaico na Cisjordânia, denunciou hoje a ONG Paz Now.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A organização não governamental alertou para as graves implicações desse futuro acordo para um eventual reinício das negociações de paz e para as vidas de dezenas de milhares de palestinianos.

As escavadeiras ainda não começaram a funcionar, mas já foi publicado o edital que, se não for cancelado, pode começar a funcionar em um ou dois anos, disse.

Paz Now lembrou que no mês passado aquele ministério apresentou a licitação para a construção de 1.355 moradias nas colônias, das quais 731 seriam provavelmente construídas no assentamento de Ariel.

No entanto, afirmou que essas unidades de quartos serão erguidas a dois quilómetros dali e fora do seu recinto vedado.

Uma das formas usadas por Israel para tomar terras palestinas é alocar grandes áreas como jurisdição municipal dos assentamentos, sem qualquer proporção com o tamanho real dos assentamentos, disse a ONG.

Quase 10% da Cisjordânia aplicou esse conceito, embora a área construída das colônias seja responsável por apenas 2%, ele enfatizou.

Há um mês, Paz Now acusou o primeiro-ministro Naftali Bennett de liderar um governo anexacionista e condenou a construção de uma nova colônia judaica no coração de Hebron, a maior cidade da Cisjordânia.

Desde a década de 1980, nenhum executivo israelense se atreveu a construir casas para colonos naquela cidade, disse ele então.

Semanas atrás, colonos judeus iniciaram as obras de construção de 31 unidades habitacionais no antigo complexo da estação rodoviária daquela cidade.

Hebron, onde cerca de mil israelenses vivem em uma colônia cercada por mais de 200 mil palestinos, é o lar da Mesquita Ibrahim ou Tumba dos Patriarcas, um local sagrado para o Judaísmo e o Islã.

rgh/rob/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.