1 de December de 2021

NOTICIAS

Handebol feminino marcará a estreia de Cuba em Cali-Valle 2021

Cuba-Handebol feminino-Junior

Handebol feminino marcará a estreia de Cuba em Cali-Valle 2021

Cali, 23 nov (Prensa Latina) O handebol feminino de Cuba enfrenta o Brasil hoje na estreia da delegação nacional nos Primeiros Jogos Pan-Americanos Juvenis, programados na região colombiana de Cali-Valle até 5 de dezembro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma mudança de última hora no calendário levou ao confronto entre os favoritos para avançar para o grupo B do torneio no primeiro dia, já que no início as seleções de Cuba e Brasil fechavam a fase eliminatória; em uma chave que o Paraguai e a República Dominicana completam.

Para o diretor técnico antilhano, Jorge Coll, a estreia contra as brasileiras não representa pressão, “pelo contrário, uma largada nesse nível permitirá avaliar o potencial dessas meninas frente ao propósito coletivo de lutar por uma vaga nas semifinais. ”

Vários treinos facilitaram o condicionamento e a chegada da Espanha de Amanda Toledo (Rocosa Gran Canaria) que fechou o grupo nacional que buscará no Coliseu “Iván Vassilev Todorov” vitórias contra o Paraguai (dia 24) e a República Dominicana (dia 25) na intenção de lutar no sábado, dia 27, por uma vaga na disputa do título na data de domingo.

O treinador cubano em diálogo com Prensa Latina destacou as virtudes da equipe, apesar da inexperiência internacional e da juventude; ao mesmo tempo que indicava como arma principal a velocidade em função do ataque.

“Várias dessas jovens somam alguns minutos de jogo com a seleção nacional nas disputas regionais. A preparação foi curta, entre oito e nove semanas, mas muito eficaz, concentramos nossas forças no aspecto físico e na velocidade”, acrescentou o treinador cubano.

A respeito desta reunião inaugural na América, Coll reconheceu sua importância para apoiar o desenvolvimento das novas gerações e, no caso de Cuba, disse que “chega um momento crucial para fortalecer o revezamento e avaliar o potencial da reserva com vistas ao futuro”.

A liga de handebol feminino reúne oito times do continente divididos em dois times em Cali-Valle, sendo que a chave A é formada por Argentina, Chile, México e a anfitriã Colômbia.

De acordo com a programação do evento, a eliminatória de todos contra todos para uma única rodada estenderá suas ações até quinta-feira 25 e os dois líderes de cada chave animarão as semifinais no sábado, 27; entretanto, a briga pelo metal dourado ocorrerá no dia seguinte.

Cuba registrou 212 atletas em 26 das 33 modalidades convocadas e até agora já chegaram a solo colombiano expoentes do handebol feminino, judô, taekwondo, tiro e canoagem.

oda/yma/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.