12 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

EUA são um paraíso fiscal de sigilo financeiro,dizem os especialistas

EUA são um paraíso fiscal de sigilo financeiro,dizem os especialistas

Washington, 22 nov (Prensa Latina) Os Estados Unidos são um paraíso fiscal de sigilo financeiro, de acordo com uma análise publicada hoje no site foreignpolicy.com.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Subscrita por Casey Michel, jornalista investigativo, a reportagem descreve como o estado de Delaware toma a coroa do país como um dos paraísos fiscais mais notórios do mundo.

Observando que o próprio país do norte é um “refúgio de sigilo”, o autor salientou que a alegação seria risível se as empresas de fachada anônimas do estado não tivessem sido diretamente ligadas à morte de centenas de milhares de pessoas, à evasão de bilhões de dólares e à pilhagem de nações inteiras.

Delaware, localizado na região nordeste do país, tem um forte apoio na Casa Branca hoje no Presidente Joe Biden, que representou o estado por muitos anos no Senado.

É um gigantesco enclave financeiro que fez manchetes com o surto do escândalo Pandora Papers, com mais de 1,3 milhões de empresas registradas lá – mais do que o número de pessoas que lá vivem.

Desde 1920 tem sido um líder na corrida para o fundo para as empresas, com os legisladores estaduais focados unicamente em fazer as empresas o mais felizes possível, observou Foreignaffairs.com.

As empresas de fachada, afirmou Michel, eram efetivamente caixas pretas: elas não podiam ser rastreadas até os funcionários estrangeiros, cada vez mais enxutos de riquezas ilícitas, que as possuíam, mas esses funcionários ainda podiam protegê-las e controlá-las.

O analista cita vários casos de indivíduos que utilizaram as instalações dos paraísos fiscais do estado e argumentou que os exemplos são numerosos demais para contar. Criminosos internacionais e funcionários estrangeiros corruptos, contrabandistas de armas, traficantes de pessoas e comerciantes internos, entre outros, utilizaram as “instalações”, observou ele.

Michel enfatizou que tudo isso aponta para uma conclusão clara e inescapável: Como o estado mais favorável às empresas na União – e a maior fonte de empresas de fachada anônimas que o mundo já viu – Delaware tirou sangue das pedras da empresa.

Enquanto o estado natal do atual presidente desfruta de sua bonança, outros querem atrair parte da capital – limpa, suja, não importa – que Delaware absorveu. E embora eles ainda não tenham roubado a coroa de Delaware, eles começaram a forjar seus próprios impérios de anonimato financeiro, observou o site foreignpolicy.com.

jf/lb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.