29 de November de 2021

NOTICIAS

Cuba mantém vivo o defensor do Son, Adalberto Álvarez

Cuba mantém vivo o defensor do Son, Adalberto Álvarez

Havana, 22 de novembro (Prensa Latina) A cultura cubana mantém viva a memória do Prêmio Nacional de Música Adalberto Álvarez, o maior defensor da música son e da dança popular da ilha, que hoje faria 73 anos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nascido em Havana no Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, o homem conhecido como Caballero del Son exibiu seus dotes como compositor, arranjador e diretor, ao consolidar o gênero popular cubano no cenário internacional.

Criador de grupos emblemáticos do país caribenho como Son 14 e Adalberto Álvarez y su Son, Álvarez conseguiu instituir um dia especial no calendário cubano para celebrar o ritmo identitário daquele país e, por sua vez, marcar as gerações de bailarinos que distinguir vários clássicos da equipe nacional em suas mais de 30 produções musicais.

O sonoro e Ilustre Filho da cidade de Camagüey manteve estreito vínculo com os dirigentes e adeptos do ritmo que considerava “o pai de todos os estilos de dance music popular na nação caribenha” e defendia sua indissolúvel permanência no DNA do ilha com o desenvolvimento de inúmeros projetos de promoção deste patrimônio.

Sua morte provocada por complicações da Covid-19, em setembro passado, gerou uma onda de homenagens e expressões de condolências do povo cubano que se despediu do pai, professor, junto com familiares, amigos, instituições, personalidades da cultura e da política.

Autor de canções como E o que você quer que eles te dêem ou Para dançar cassino, uma família dedicada a honrar seu status de cavaleiro sobreviveu a ele e certa de que não haverá silêncio para ele, nem tristeza no altar de sua memória.

Para elevar ainda mais sua linhagem, Brayan Álvarez, filho e atual líder da orquestra Adalberto Álvarez y su Son, confirmou o lançamento da nova música Past Present and Future, que será lançada pela Bis Music Record House e acompanhará o último álbum feito pelo sonoro antes de seu desaparecimento físico.

No que se refere ao volume denominado Segunda Vuelta, especialistas da gravadora destacaram que “é um ato de fidelidade a um grande artista como Adalberto. Ele nos honrou com sua presença e sua sabedoria por tantos anos. Ficamos felizes em corresponder ao seu legado ”

jf / chm / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.