6 de December de 2021

NOTICIAS

Congressistas dos EUA no Líbano

Congressistas dos EUA no Líbano

Beirute, 22 nov (Prensa Latina) Um grupo de congressistas norte-americanos encerrará hoje uma visita ao Líbano, durante a qual explorou como ajudar a chamada nação dos cedros a sair de uma crise econômica e financeira sem precedentes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Darrell Issa (republicano pela Califórnia), Darin LaHood (R. por Illinois) e Edward Gabriel, chefe de uma comissão para o Líbano nos Estados Unidos, se reuniram com o presidente Michel Aoun e o primeiro-ministro Najib Mikati.

Em todos os casos, eles receberam relatórios em primeira mão sobre a atual situação libanesa, sobre os quais proporão sugestões de ajuda ao chefe da Casa Branca, Joe Biden.

O governo libanês instalado em setembro passado enfrenta problemas para iniciar reformas e negociações com o Fundo Monetário Internacional, do qual espera um empréstimo de cerca de 10 bilhões de dólares.

A crise no país ao longo do Mar Mediterrâneo oriental foi desencadeada após décadas de corrupção, saques do tesouro e governança deficiente, de acordo com analistas.

Por este motivo, a comunidade internacional, que prometeu investimentos e doações, condiciona essa entrega à aplicação de reformas para eliminar o sistema político corrompido.

Todos os dias o Líbano está perto de um colapso total anunciado devido a disputas entre grupos políticos rivais que tentam manter suas posições de privilégio.

O declínio começou no final de 2019 com protestos massivos exigindo a saída da elite que governa o país desde o fim do conflito armado civil em 1990.

Os senhores da guerra dessa disputa são os mesmos que hoje estão no comando do Governo, do Estado e das finanças.

jf / arc / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.