19 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Santiago de Cuba, uma cidade para amar

Santiago de Cuba, ciudad, atractivos

Santiago de Cuba, uma cidade para amar

Por Marta Cabrales Havana, 21 nov (Prensa Latina) Apesar de ao meio-dia as altas temperaturas fazerem reverberar a baía e cada colina íngreme de suas ruas tornar-se um desafio para os caminhantes, a cidade oriental de Santiago de Cuba tem um encanto especial e atrai por dentro e por fora as fronteiras da ilha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Numa admirável simbiose entre o antigo e o moderno, o patrimônio e o histórico, a sétima vila fundada pelos espanhóis no arquipélago há 506 anos mostra aos visitantes um panorama atraente que combina o azul do mar e o verde das montanhas. E onde as escadas ajudam a evitar uma topografia acidentada.

Como epicentro do tecido urbano está o Corredor Patrimonial Las Enramadas, artéria comercial por excelência para a qual convergem frequentemente os habitantes do lugar, por vezes surpreendidos por ali encontrar amigos e conhecidos que há muito não viam.

Ao longo desta rua, os alojamentos Gran Hotel, Imperial e Enramadas oferecem atraentes possibilidades de alojamento com a proximidade de centros gastronômicos, culturais e comerciais num complexo que tem como mais recente aquisição a Bodeguita del Medio, parte da franquia da emblemática taberna habanera. .

O Parque Céspedes, com a catedral e a casa do conquistador espanhol Diego Velázquez – considerado o mais antigo da nação -; a Plaza de Marte, ou o imponente Castelo de San Pedro de la Roca, erguido na entrada da baía no século XVII, são locais incontornáveis ​​para quem busca se aproximar da história e do cotidiano da cidade, também famosa por ser o berço do rum ligeiro cubano.

Cidade musical por excelência e local de origem de vários gêneros tradicionais do pentagrama cubano, exibe na emblemática Casa de la Trova, a mais antiga da ilha, um verdadeiro templo que venera o trio Matamoros, Ñico Saquito, Sindo Garay, Compay Secondo e outros grandes.

O carnaval local – “o mais relevante do país e realizado todos os anos no mês de julho – foi declarado Patrimônio Cultural Nacional em 2015. A nomeação reconheceu a tradição popular e os valores artísticos sintetizados no chamado Rumbón Mayor, cuja celebração foi limitada pela pandemia de 2020 e 2021.

LINHAGEM HISTÓRICA

Uma tentativa de aproximar as virtudes da cidade – segunda em importância na ilha – traz à tona sua linhagem histórica, que tem na Loma de San Juan os vestígios do primeiro conflito imperialista do mundo, quando nestes propriedades desenvolveram parte da guerra hispano-cubano-norteamericana no final do século XIX.

O ápice dessa ancestralidade é o Quartel Moncada, atacado pelo líder histórico da Revolução, Fidel Castro, e outros jovens de sua geração em 26 de julho de 1953, para acabar com a ignomínia que emergiu daquela república neocolonial que começou na madrugada .do século 20 sob a interferência dos Estados Unidos.

O atual parque-museu Abel Santamaría e o Palácio da Justiça, também atacado naquele dia, fazem parte do complexo monumental que evoca o acontecimento. As casas de nascimento dos campeões das lutas revolucionárias também estão integradas a esses tesouros da memória.

A cidade guarda zelosamente, no cemitério patrimonial de Santa Ifigênia, os restos mortais do Herói Nacional, José Martí; o iniciador dos feitos libertários no século XIX, Carlos Manuel de Céspedes, e a Mãe de todos os cubanos, Mariana Grajales. Fidel Castro, cujas cinzas repousam sobre um simples monumento rochoso, juntou-se a essa tríade imortal desde domingo, 4 de dezembro de 2016. O município de El Cobre, um dos locais mais visitados com seu Santuário da Virgen de la Caridad, padroeira da ilha, merece um capítulo à parte, assim como o Museu Bacardi, o primeiro do país.

Santiago, essa rede física de enormes valores culturais e arquitetônicos, abriga um povo geralmente alegre, extrovertido, solidário e comunicativo que acolhe os visitantes, orgulhoso da terra que habita.

(Retirado do Prisma) / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.