5 de December de 2021

NOTICIAS

Ministro considera o estresse hídrico do Egito um sério desafio

Egipto, ministro, estrés, hídrico, desafío

Ministro considera o estresse hídrico do Egito um sério desafio

Cairo, 21 de nov (Prensa Latina) O ministro egípcio de Recursos Hídricos e Irrigação, Mohamed Abdel Ati, reafirmou que a falta de água é um dos principais desafios que esta nação norte-africana enfrenta hoje, junto com a superpopulação e as mudanças climáticas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante uma reunião com autoridades americanas, o ministro destacou que o país tem uma disponibilidade anual de água de 60 bilhões de metros cúbicos (bmc), mas suas necessidades giram em torno de 114 bcm.

Perante esta situação, explicou que desenvolvem vários projetos de reaproveitamento de água, reabilitação de canais e construção de modernos sistemas de irrigação, entre outros.

Recentemente, o ministro alertou que o Egito é um dos mais afetados pelas mudanças climáticas, devido à elevação do nível do mar e o consequente impacto no fértil delta do rio Nilo, única grande fonte de água nacional.

Esta situação tem um impacto social, económico e ambiental na medida em que afeta a agricultura, a segurança alimentar, a energia e a saúde, entre outros campos, sublinhou.

A este respeito, Ati alertou que este flagelo ameaça 12 a 15 por cento das terras férteis do delta do rio Nilo, devido ao aumento esperado do nível do mar.

O presidente Abdel Fatah al Sisi inaugurou a maior estação de tratamento de águas residuais do mundo em setembro, com capacidade para processar 5,6 milhões de metros cúbicos por dia.

Agora vamos reaproveitar dois bilhões de metros cúbicos de água que a cada ano era desperdiçada no mar, a maior parte desse líquido será usada na irrigação, destacou ele durante a cerimônia.

mem / rob/ sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.