6 de December de 2021

NOTICIAS

Bariay, linda terra

Bariay, destino, turístico

Bariay, linda terra

Por María de Lourdes Legrá Pichs Havana, 21 nov (Prensa Latina) Mais de cinco séculos depois da chegada de Cristóvão Colombo às margens de Cuba, Cayo Bariay - o lugar onde desembarcou em 28 de outubro de 1492 - é hoje um dos lugares imperdíveis -ver na província oriental de Holguín, devido à sua natureza impressionante e valores históricos e culturais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ponto de chegada do almirante à maior das Antilhas não foi sem polêmica; No entanto, vários estudos de instituições nacionais e estrangeiras, bem como de investigadores de renome no país – incluindo o prestigiado cientista, geógrafo, arqueólogo e espeleólogo Antonio Núñez Jiménez – concordam que esta área é precisamente aquela descrita no jornal de o navegador e nomeado como San Salvador.

Colombo foi categórico e a descreveu como “a terra mais linda que os olhos humanos já viram”. O marinheiro não se enganou, pois a vegetação, a vista das baías do Jururú e Bariay e as mais de 140 espécies da fauna ali presentes compõem um verdadeiro espetáculo. No local – localizado no município de Rafael Freyre, a cerca de 37 quilômetros da cidade de Holguín – a cor verde dos coqueiros e palmeiras reais contrasta com o azul do Oceano Atlântico.

Por todos os seus atributos, o Parque do Monumento Nacional de Bariay – área natural protegida – é um interessante produto da indústria do lazer, com sol e praia, passeios e história, o que o torna um dos destinos preferidos da parte oriental do arquipélago.

As agências de viagens promovem pacotes turísticos que incluem atividades como cavalgadas, visita ao Museu Cada da Guarda-florestal, espetáculos na Aldeia Aborígene, banhos nas águas azuis e almoço no restaurante Colombo, de cujo miradouro avistam-se cerca de 400 metros lineares da praia em forma de conchas de pequenas falésias.

Dos espaços incluídos no Parque, destaca-se um conjunto escultórico erguido em 1992 e dedicado ao encontro entre duas culturas ocorrido no longínquo século XV. Com arcos neoclássicos que lembram ruínas, a Europa foi representada, e com réplicas de objetos descobertos durante escavações arqueológicas, a comunidade aborígene.

Há vários anos, a Fiesta de la Cultura Iberoamericana encerra suas sessões no local, com diversas atividades dedicadas ao significado histórico daquele contato entre os espanhóis que “descobriram” o chamado Novo Mundo e os indígenas da ilha que vivem no. a área.

As belezas naturais de Cayo Bariay a transformaram mais de uma vez em cenário de sessões fotográficas e de filmagens de videoclipes e programas culturais.

Antes da pandemia Covid-19, o local era muito frequentado por veranistas locais e estrangeiros, realidade que certamente voltará com a abertura das fronteiras.

(Retirado do Prisma) / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.