26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chile: eleições polarizadas

Chile: eleições polarizadas

Santiago do Chile, 20 nov (Prensa Latina) Mais de 15 milhões de chilenos são convocados às urnas no dia 21 de novembro para eleger o próximo presidente, dia que segundo as previsões será marcado pela polarização e com pesquisas que indicam votação no dia 19 de dezembro .

Sete candidatos de um amplo espectro político aspiram ao Palácio de La Moneda, mas quase todos os estudos de opinião coincidem em apontar que nenhum atinge 30% da intenção de votos.

As empresas de pesquisa, que nos últimos dois anos fracassaram em suas previsões, colocam Gabriel Boric, da coalizão de esquerda I Approve Dignity, e o extrema-direita José Antonio Kast nos primeiros lugares.

“Aqui a contradição é entre o conservadorismo extremo, que transcende o capitalismo selvagem e o neoliberalismo, e as forças que emergem com um verdadeiro programa de transformações e apoiam a convenção constituinte por uma nova constituição”, disse o analista político Juan Andrés Lagos ao Orbe.

Segundo o ex-editor do semanário El Siglo, os chamados setores centrais, que clamam por governabilidade em paz e sem protestos nas ruas, não têm muitas chances de alcançar resultados expressivos nas eleições.

Para Lagos, para além das urnas, é muito provável o cenário de um segundo turno entre Boric e Kast, que foi o grande perdedor no debate presidencial de 15 de novembro, com duras críticas por sua negação de violações de direitos Humanos cometidos na ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Kast também expressou desconhecimento sobre seu próprio programa de governo sobre questões econômicas e ambientais e provocou rejeição por suas posições contra o casamento igualitário e o aborto. No entanto, os analistas acham difícil ver qualquer mudança de última hora nas tendências das pesquisas.

Por outro lado, Lagos referiu-se aos desafios do próximo presidente chileno para o período 2022-2026. No imediato, disse, é preciso avançar em direção a um salário mínimo decente e à reforma do sistema previdenciário, além do fortalecimento do sistema de saúde, principalmente na atenção primária, porque a pandemia de Covid-19 exacerbou as desigualdades.

Além disso, acrescentou, é necessário investir em habitação e educação, e acabar com o perverso Credito con Aval del Estado, um sistema de dívida que afetou pelo menos três gerações de chilenos. Todas essas medidas, ele lembrou, estão contidas no programa Boric and I Approve Dignity.

mem / car /ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES