5 de December de 2021

NOTICIAS

Papa Francisco alerta para consequências do trabalho infantil

Papa Francisco alerta para consequências do trabalho infantil

Cidade do Vaticano, 19 nov (Prensa Latina) O Papa Francisco expressou hoje aqui que o flagelo da exploração do trabalho infantil tem consequências importantes para o presente e o futuro da humanidade. O Sumo Pontífice abordou este assunto ao receber em audiência os participantes da conferência internacional "Erradicar o trabalho infantil, construir um futuro melhor", organizada pelo Departamento para o Serviço Integral de Desenvolvimento Humano e pela Missão Permanente da Santa Sé junto à FAO.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A forma como nos relacionamos com as crianças, até que ponto respeitamos sua dignidade humana inata e seus direitos fundamentais, expressamos que tipo de adultos somos e queremos ser e que tipo de sociedade queremos construir, disse ele.

Francisco considerou motivo de desconforto e desânimo verificar como nas economias contemporâneas, em que se fala tanto da quarta revolução industrial, o emprego de crianças nas atividades laborais persiste em todas as partes do mundo.

Referindo-se ao trabalho infantil como a exploração das crianças nos processos produtivos da economia globalizada com base nos lucros e lucros dos outros, o Papa disse que é uma negação dos seus direitos à saúde, educação e um crescimento harmonioso que inclui também a possibilidade de estar brincando e sonhando.

A pobreza extrema, a falta de emprego e o consequente desespero das famílias são os fatores que mais expõem as crianças à exploração do trabalho, disse o pontífice.

Nesse sentido, instou a incentivar os Estados e os empresários a criar oportunidades de trabalho decente com salários justos que permitam atender às necessidades das famílias sem que seus filhos sejam obrigados a trabalhar.

Devemos unir nossos esforços para promover uma educação de qualidade em todos os países, de forma gratuita, bem como um sistema de saúde acessível a todos indistintamente. Todos os atores sociais são chamados a combater o trabalho infantil e as causas que o determinam, sublinhou Francisco.

gas / fgg/ mmd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.