29 de November de 2021

NOTICIAS

O Equador puxa as cortinas do Festival Vivas da loja

Ecuador, Festival, Loja, inicio

O Equador puxa as cortinas do Festival Vivas da loja

Quito, 18 de nov (Prensa Latina) O VI Festival de Artes Vivas de Loja (Fiavl 2021) comemora hoje seu primeiro dia na cidade homônima do Equador, tendo a França como convidada de honra.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O evento, principal evento cultural do país, é realizado presencial e virtualmente, com cerca de 350 artistas de 14 nações do mundo.

A inauguração, no Teatro Benjamín Carrión, contou com a presença de autoridades locais e do Ministério da Cultura e Patrimônio, além do embaixador da França no Equador, Frédéric Desagneaux.

O diplomata destacou a cooperação cultural entre os dois países e manifestou orgulho pela escolha do território europeu como convidado de honra.

Por sua vez, a Ministra da Cultura, María Elena Machuca, afirmou que «hoje em Loja a vida renasce com amor depois da pandemia e com toda a paixão pela arte e pela cultura. Loja é o espaço de reencontro dos artistas com seu público “.

Acrescentou que esta sexta edição permite-nos encontrar a força da unidade, o trabalho articulado com o município, a cooperação internacional e aliados, que resultará em pelo menos 140 atividades.

A comédia “O Retrato de Raoul” foi uma das atividades de abertura do Festival, que terá a duração de 12 dias.

O programa deste dia inclui a exposição Histórias, partituras e compositores, o teatro circense dos Irmãos Rujano, uma exposição coletiva de pintura e micro palcos artísticos em espaços exteriores.

A Orquestra Sinfônica de Loja, um concerto de Don Medardo e seus intérpretes e o monólogo Para viver com o riso encerram a agenda.

Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Japão, México, Peru e Rússia, além do anfitrião, são os países participantes do evento, que também conta com o apoio de instituições como a Organização Mundial da Saúde.

Até o dia 28 de novembro, Loja será a capital da cultura e da arte latino-americana com a Fiavl, que visa posicionar aquela cidade como referência nesses setores em nível continental.

O convite é para curtir a cidade-sede, a vida e o festival cultural em todos os seus ambientes, que incluem os teatros Benjamín Carrión e Bolívar, praças, parques, ruas e o Centro Cultural Alfredo Mora Reyes, entre outros espaços.

jf / scm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.