2 de December de 2021

NOTICIAS

Grande marcha na Argentina pelo dia da militância peronista

Grande marcha na Argentina pelo dia da militância peronista

Buenos Aires, 17 nov (Prensa Latina) Os seguidores da corrente política peronista celebrarão hoje o dia da militância com uma passeata na emblemática Plaza de Mayo (Praça de Maio), que foi convocada inclusive pelo próprio presidente Alberto Fernández.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Organizações políticas, movimentos sociais e sindicatos vão relembrar a tradicional data a poucos passos da Casa Rosada, que terá grande simbolismo, já que acontecerá apenas três dias após as eleições gerais, nas quais o partido governista perdeu a maioria no Senado mas continua maioria na Câmara dos Deputados e conseguiu superar o péssimo resultado das primárias.

O presidente Fernández será o único palestrante do encontro, promovido pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), um dos maiores sindicatos trabalhistas do país, que também acompanhará movimentos sociais e sindicais e organizações dos direitos humanos.

Em busca de dar um sinal de unidade e apoio ao Executivo nesta segunda etapa de sua gestão e um mês após o fim de um ano complexo para o país, a expectativa é de que comparecerão ao evento milhares de pessoas que são convocadas antecipadamente, embora o evento tenha seu momento de pico por volta das 15h, horário local.

A partir das redes sociais, vários representantes e figuras políticas confirmaram sua participação enquanto outros os convidam a aderir e também relembrar este dia do retorno à pátria do general Juan Domingo Perón após quase 18 anos de exílio depois do golpe contra ele.

Entre várias figuras políticas, nas últimas horas o secretário-geral da Central de Trabalhadores da Argentina (CTA), Hugo Yasky, acrescentou seu apelo à mobilização hoje e afirmou que a comemoração tem a ver com a memória e a cultura do peronismo.

Esta será a terceira mobilização deste tipo, depois das ocorridas em 17 de outubro, Dia da Fidelidade, e em 27 de outubro, quando se completam 11 anos da morte do ex-presidente Néstor Kirchner.

Todos os anos aqueles que se identificam com a corrente peronista recordam aquele dia 17 de novembro de 1972, quando as 11 horas locais pousou o vôo que trouxe Perón de volta à sua terra natal.

Pessoas de todo o país vieram naquela época para recebê-lo no aeroporto em um dia histórico que hoje se tornou o Dia da Militância para os seguidores daquele projeto político que ele iniciou.

msm/may/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.