19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia chama os EUA a sentar e dialogar sobre armas espaciais

Rússia chama os EUA a sentar e dialogar sobre armas espaciais

Moscou, 16 nov (Prensa Latina) O ministro das relações exteriores russo, Sergey Lavrov, disse hoje que os Estados Unidos deveriam sentar-se e discutir suas preocupações sobre a presença de armas de seu país no espaço, em vez de fazer acusações infundadas.

Em declarações à imprensa, o ministro destacou que Moscou teria preferido que Washington apresentasse suas dúvidas sobre o acordo que Rússia e China propõem para evitar a corrida armamentista.

“Estaríamos muito interessados ​​em ouvir não desculpas, mas uma posição concreta defendida”, disse ele, ao chamar as declarações dos EUA de hipócritas de que a Rússia constitui um risco para atividades de uso pacífico do espaço sideral.

Ele lembrou o pedido dos EUA de criar algum tipo de regras universais para a exploração espacial, ignorando a iniciativa da Rússia e da China de preparar um acordo para impedir a presença de armas no espaço sideral. Lavrov culpou o governo dos Estados Unidos pela formação, em 2020, do Comando Espacial das Forças Armadas, criado com o objetivo de promover uma vantagem militar abrangente no espaço sideral.

“Para colocar essa estratégia em prática, antes mesmo de ser aprovada, o Pentágono, sem informar ninguém, está testando em órbita armas de ataque a mísseis, chegando a colocar em órbita sistemas de defesa antimísseis”, explicou.

O funcionário alertou que o presidente Vladimir Putin falou sobre essa ameaça repetidamente e alertou sobre a possibilidade de “uma situação de segurança completamente diferente quando um país tem armas de ataque o tempo todo”.

O Comando Espacial dos EUA disse que na segunda-feira a Rússia testou um míssil anti-satélite com entrada direta em órbita, que atingiu um satélite próprio (COSMOS 1408) e que esse exercício espalhou fragmentos na órbita baixa da Terra.

Sobre o fato, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou na terça-feira que foi realizado um teste bem-sucedido relacionado ao alcance da espaçonave nacional não operacional Tselina-D, que estava em órbita desde 1982.

Moscou explicou que os fragmentos que foram espalhados após o alcance daquele satélite não representam uma ameaça para a Estação Espacial Internacional (ISS) ou para o resto dos satélites.

“Os Estados Unidos sabem com certeza que os fragmentos formados no momento dos testes e os parâmetros orbitais não representavam e não representarão uma ameaça às estações orbitais, espaçonaves ou atividades espaciais”, detalhou a declaração da entidade militar.

De acordo com as autoridades russas, o país está realizando ações planejadas para fortalecer suas capacidades de defesa porque o principal objetivo da nova estratégia espacial dos EUA é “criar uma vantagem militar abrangente no espaço.

Ele esclareceu que os Estados Unidos, China e Índia já realizaram testes semelhantes no espaço sideral.

mgt / mml / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES