28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China, América Latina e Caribe estreitam laços com cúpula empresarial

China, América Latina e Caribe estreitam laços com cúpula empresarial

Beijing, 16 nov (Prensa Latina) A China e os países da América Latina e do Caribe abriram hoje sua décima quarta cúpula empresarial em Chongqing (sudoeste) com o objetivo de ampliar as oportunidades de cooperação econômica e comércio de bens de consumo e serviços.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O evento acontece até amanhã de forma virtual e presencial, com a participação de 1.200 convidados nacionais e de 16 estados da região, vindos de diversos setores.

Simultaneamente, foi aberta uma feira onde os países participantes mostram suas principais ofertas em áreas como tecnologia, alimentos e agricultura, entre outras.

Durante a cerimónia de abertura, as autoridades chinesas destacaram o crescente intercâmbio comercial entre as partes e revelaram que de Janeiro a Setembro deste ano ultrapassou os 331 bilhões de dólares, ou seja, um aumento de 45,5 por cento face ao ano anterior.

Expressaram sua vontade de continuar trabalhando com o subcontinente para levar esses contatos e cooperação a níveis mais elevados, mas sempre sob a premissa de equidade, benefício mútuo, inovação e abertura.

Da mesma forma, os representantes da América Latina e do Caribe mencionaram o progressivo fortalecimento das relações comerciais com a China nos últimos 20 anos e decidiram promovê-las mais em áreas como turismo, cultura e tecnologias da informação.

A agenda deste dia incluiu vários eventos acadêmicos.

Este tipo de cúpula acontece todos os anos desde 2007 e o local alterna entre cidades da China e daquela região. A nação asiática continua como o segundo parceiro comercial da América Latina e do Caribe, enquanto esta área é a segunda receptora mundial de seus investimentos internacionais.

Segundo as estatísticas, as trocas comerciais ultrapassaram os 300 bilhões de dólares nos últimos três anos e as exportações dessa área para esse mercado continuaram aumentando.

Recentemente, o Ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, disse à Prensa Latina que a pandemia Covid-19 constituiu uma nova frente de apoio e colaboração entre as partes, por meio de ações práticas.

“Podemos dizer que a pandemia (de Covid-19) não obstruiu a cooperação entre China, América Latina e Caribe, mas aproximou os corações e os interesses de nossos povos”, resumiu o diplomata, ratificando a disposição de Beijing em fortalecer o laços mútuos.

Esta vontade é materializada através de eventos que procuram estreitar os contatos entre as partes e promover o desenvolvimento, a conectividade e os negócios no contexo do Cinturão e da Rota.

mem / ymr / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.