7 de December de 2021

NOTICIAS

Principal pianista de Cuba dedica concerto a Havana

José María Vitier, concierto, Habana

Principal pianista de Cuba dedica concerto a Havana

Havana, 15 nov (Prensa Latina) O emblemático Teatro Martí foi palco da estreia mundial da obra Habana Concerto, do notável pianista José María Vitier, dedicada ao 502º aniversário da capital cubana e ao centenário do intelectual Cintio Vitier.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A apresentação realizada ontem reuniu os instrumentistas da Orquestra Mozartiana do Liceu dirigida pelo Maestro José Antonio Méndez, o pianista Marcos Madrigal e o flautista Niurka González.

Segundo o próprio Vitier, a peça foi encomendada pela Sociedad General de Autores y Editores de España (SGAE), a quem ele agradeceu, e confirmou como é “um passeio pela sonoridade de Havana em seus primeiros cinco séculos”.

“Desde o primeiro dia decidi que o trabalho seria uma homenagem a Havana, mas também um tributo a seu heroico defensor, recriador e refundador, nosso inesquecível Eusebio Leal Spengler, a quem prometi em vida dedicar a partitura, quando não sabia que ele não estaria conosco esta noite, neste teatro que ele resgatou”, acrescentou ele.

Habana Concerto foi escrito para o formato sinfônico (estendido) e três instrumentistas solo (flauta, violino e piano), enquanto é composto de três partes, cada uma com três movimentos: Pórtico, Mediopunto e Vitral, e um epílogo.

O desenho cenográfico inspirado nas obras pictóricas de Silvia Rodríguez, coordenadora geral do concerto, que aludia a estilos e formas típicas do som imaginário da cidade, onde o barroco e o contemporâneo se misturam.

O compositor cubano selou a noite com a apresentação de obras emblemáticas em seu repertório, tais como Epílogo e Contradanza Festiva.

jf/chm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.