27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Otimismo em Cuba com a reabertura do turismo

Cuba, turismo, reapertura

Otimismo em Cuba com a reabertura do turismo

Havana, 15 nov (Prensa Latina) O objetivo da reabertura da indústria do turismo em Cuba hoje, após quase dois anos de fechamentos e restrições, é reconquistar clientes e recuperar o espaço conquistado no mercado internacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante esse tempo, somente as estâncias turísticas de Varadero, em Matanzas, e Cayo Santa María e Cayo Coco, na costa norte-central da ilha, receberam turistas, enquanto os aeroportos, embora nunca fechados, receberam apenas um número mínimo de pessoas, assim como voos humanitários e de carga.

Após um sério confronto com a pandemia Covid-19 e uma campanha maciça de imunização, Cuba decidiu abrir suas fronteiras e reiniciar as atividades turísticas, com a garantia de ter 27.039.584 doses de suas próprias vacinas Soberana 02, Soberana Plus e Abdala administradas até o final da última sexta-feira.

Segundo as autoridades sanitárias, isto permitiu que 8.307.956 pessoas, representando 74,3% da população cubana, tivessem o calendário completo de imunização, a principal garantia de que o país está pronto para receber seus visitantes a partir desta segunda-feira.

A isto se soma a implementação e o cumprimento do programa Um Turismo Mais Seguro e Higiênico, através do qual mais de 2.300 instalações foram certificadas por rigorosos protocolos sanitários que garantem a segurança dos visitantes, todos eles submetidos a trabalhos de manutenção, reparos e melhorias em seus serviços e ofertas.

Junto com estas ações, foram acrescentados quatro mil novos quartos de hotel e uma variedade de instalações recreativas.

Também é digno de nota que os trabalhadores dos setores de transporte, alfândega, imigração e aviação, juntamente com os trabalhadores da Saúde Pública, estavam entre os primeiros a serem vacinados, e receberam uma dose de reforço antes da reabertura.

A partir de hoje haverá um aumento nos voos e chegadas, pois os dez aeroportos internacionais estão prontos para receber mais de 400 voos por semana, um número que ainda é variável dadas as exigências das companhias aéreas para viajar para a ilha do Caribe, incluindo as dos Estados Unidos, que devem chegar a 147 chegadas por semana.

Embora Cuba tenha eliminado a quarentena para viajantes internacionais (cubanos ou estrangeiros), a apresentação de certificados emitidos nos países de origem e o acompanhamento médico durante sua estadia são exigidos como parte do controle epidemiológico estabelecido.

Além disso, a apresentação da PCR (reação em cadeia da polimerase) na entrada na fronteira foi substituída pelo certificado acima mencionado, que pode ser eletrônico, e será admitida a confirmação de ciclos de vacinas de qualquer tipo, daqueles aprovados pelos países visitantes.

Apesar do relaxamento acima mencionado, a vigilância epidemiológica está sendo rigorosamente mantida e, no caso de acomodações privadas, os proprietários são obrigados a relatar a situação de seus hóspedes e manter o monitoramento sanitário.

Como recentemente mencionado pelo Ministro do Turismo, Juan Carlos García, esta é uma reabertura controlada e escalonada das fronteiras e das instalações turísticas com maiores garantias de segurança higiênico-sanitária e de qualidade das viagens, que ficará na memória daqueles que as desfrutam.

Da mesma forma, a partir de hoje, o mercado interno poderá aproveitar plenamente a oferta turística do país.

Para a reabertura do turismo, Cuba decidiu restabelecer gradualmente as chegadas e partidas dos viajantes, para permitir que os barcos de passeio permaneçam em águas territoriais, e também se espera retomar a entrada de navios de cruzeiro a partir do próximo mês, de acordo com previsões do Ministério dos Transportes.

jf/crc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.