9 de December de 2021

NOTICIAS

Filme chileno vence no festival de cinema italiano

cine, festival, Trieste, Chile, premio

Filme chileno vence no festival de cinema italiano

Roma, 15 nov (Prensa Latina) La mirada incendiada, um filme chileno dirigido por Tatiana Gaviola, foi proclamado melhor filme hoje na seção Competição Oficial do XXXVI Festival Ibero-Latino-americano de Cinema na cidade italiana de Trieste.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O júri, formado por Luigi Cuciniello, Enric Bou e Alberto García Ferrer, disse que o filme, “baseado em um evento real, revela de forma dramaturgicamente eficaz e original um episódio trágico de oposição popular ao regime de Pinochet”.

O Prêmio Especial do Júri foi para a República Dominicana para Malpaso, de Héctor Vélez, por “sua linguagem cinematográfica muito eficaz e essencial, com um equilíbrio envolvente entre o cenário fronteiriço extremo e o desenvolvimento psicológico credível dos personagens”.

O prêmio de Melhor Roteiro foi para o mexicano Carlos Cuarón pela Amalgama, enquanto o argentino Martín Desalvo ganhou o prêmio de Melhor Diretor pelo El silencio del cazador pela forma como ele “equilibra e orienta o desenvolvimento dos personagens e seu crescimento, e sustenta a ação, a tensão e a estrutura”.

Por sua vez, Anabela Moreira ganhou o prêmio de melhor atriz por sua atuação na co-produção franco-portuguesa O último banho e a Menção Especial foi para as atrizes do filme mexicano Nudo mixteco.

Na seção Competição Contemporânea, os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Prêmio do Público foram para a co-produção mexicano-norueguesa Mapa de sueños, dirigida por Martín Weber.

Enquanto isso, o filme dominicano de Rolando Díaz Dossier de ausencias e o filme colombiano de Jacobo del Castillo El film justifica los medios foram reconhecidos como Melhor Produção e Menção Especial, respectivamente. Outros filmes que receberam prêmios no evento, que termina hoje, incluem o brasileiro-português O clube dos anjos, na seção de Cinema e Literatura, enquanto o mexicano Negra, de Medhin Tewolde Serrano, recebeu o Prêmio Malvinas Contemporâneo e Tejiendo sombras, de Erica Nguyen, recebeu o Prêmio Mundial Latino.

mem/fgg/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.