17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Exposição dedicada a pintora cubana chegará ao Museu Reina Sofia

Exposição dedicada a pintora cubana chegará ao Museu Reina Sofia

Havana, 13 nov (Prensa Latina) O Museu Reina Sofía em Madri, ponto de referência hoje da arte contemporânea e do século XX, acolherá uma exposição de criações da notável artista e gravadora cubana Belkis Ayón, a partir do dia 17 de novembro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Colografías é a primeira retrospectiva na Europa da artista, que se torna assim a primeira mulher cubana a expor na prestigiosa instituição espanhola e a segunda artista do país caribenho a ocupar um espaço tão importante, após a exposição do pintor Wifredo Lam em 2016.

A exposição, com curadoria da cubana Cristina Vives, será exibida no Edifício Sabatini da Reina Sofia e reúne mais de 50 colografias que aprofundam o intenso trabalho de Ayón e sua reinterpretação da mítica iconografia de Abakuá, uma sociedade secreta de ajuda mútua afro-cubana, cujo universo simbólico ela se apropria para dar-lhe um novo significado.

Esta exposição antológica analisa a produção da gravadora e integra o amplo contexto artístico e sociocultural de seu país em 1990, enquanto sua realização faz parte dos objetivos da Bienal de Arte Contemporânea do Sul, que estende suas redes a vários continentes.

Também teve múltiplos locais nos Estados Unidos, como o Museu do Bairro em Nova York e o Fowler Museum na UCLA em Los Angeles.

Durante sua vida, Ayón abriu um rastro de renovação para a gravura latino-americana com seu discurso estético único baseado nas tradições da cultura Abakuá, seu domínio excepcional da técnica da colografia e seu trabalho prolífico como professora, o que a tornou uma figura de destaque no panorama visual das Grandes Antilhas.

Até 18 de abril de 2022, a iniciativa inovadora validará a presença da arte contemporânea cubana e seus criadores em um dos museus mais visitados do mundo.

msm/chm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.