28 de November de 2021

NOTICIAS

Presidente cubano elogia o trabalho do intelectual Abel Prieto

Díaz Canel, Abel Prieta, reconocimiento, obra

Presidente cubano elogia o trabalho do intelectual Abel Prieto

Havana, 12 nov (Prensa Latina) O presidente cubano Miguel Díaz-Canel parabenizou hoje o renomado intelectual Abel Prieto, cujo trabalho está intimamente ligado ao desenvolvimento da cultura na nação caribenha, em seu 71º aniversário.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na rede social Twitter, o presidente fez eco aos reconhecimentos emitidos na quinta-feira por várias instituições e personalidades do país.

Também desejou ao escritor, editor e professor “um feliz aniversário em sua casa, que é nossa e pertence a todos: Casa de las Américas”.

O político e atual presidente da referida instituição também foi homenageado pela União dos Escritores e Artistas de Cuba (Uneac), pelo Ministro da Cultura Alpidio Alonso e pela Biblioteca Nacional José Martí.

“Abel não é apenas o intelectual lúcido comprometido com Cuba, é também o líder atencioso, o cubano de bom humor, o irmão a quem sempre se pode recorrer. De seu Uneac o amamos”, disse o presidente da entidade, Luis Morlote.

Alonso também descreveu o autor dos romances El Vuelo del gato e Viajes de Miguel Luna, os contos Los Bitongos y los guapos e Noche de sábado, entre outros textos, como uma das figuras mais brilhantes e amadas, “que dedicou sua vida a trabalhar pela cultura e a Revolução”.

Como presidente da Casa de las Américas, Prieto ratifica a função curativa da cultura e a necessidade de integração a nível regional, especialmente no contexto contemporâneo marcado pela escalada das agressões perpetradas pelos inimigos da ilha.

Durante sua carreira profissional, ele assumiu várias responsabilidades como a liderança da vanguarda artística por mais de uma década como presidente da Uneac, a direção do Ministério da Cultura e do Escritório do Programa Martiano e da Sociedade Cultural José Martí.

gas/lbl/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.