6 de December de 2021

NOTICIAS

Líderes da oposição acusados na Bolívia pela morte de um jovem

BOlivia, asesinato, joven, indígena, acusación, opositores

Líderes da oposição acusados na Bolívia pela morte de um jovem

La Paz, 12 nov (Prensa Latina) O governo boliviano culpou os líderes cívicos da oposição em Santa Cruz e Potosí pela morte do jovem camponês indígena Basilio Titi, de acordo com reportagens da mídia de hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A ministra da Presidência, María Nela Prada, culpou o líder cívico de Santa Cruz Rómulo Calvo e o líder cívico de Potosí, Juan Carlos Manuel, por este ato violento perpetrado no contexto do aniversário da independência de Potosí, após um ataque aos camponeses por grupos ligados ao Comitê Cívico Potosiniano (Comcipo).

Disse que ambos deveriam ser responsabilizados por seu envolvimento nessas ações.

Prada também acusou Calvo de ser sedicioso, antidemocrático e racista, e de ignorar as decisões do povo boliviano que elegeu democraticamente Luis Arce para governar o país em 2020.

Lembrou que este adversário falou publicamente de “derrubar o presidente constitucional do estado”, e considerou que com este Calvo mais uma vez ratifica seu golpe, antidemocrático, racista e total ignorância das decisões do povo que emanam das urnas.

Por sua vez, Calvo anunciou que esta sexta-feira marca o quinto dia da greve cívica (convocada a partir de 8 de novembro contra o governo) e será o último dia de abastecimento, “então nada se move”, disse ele.

Neste contexto, o Ministro boliviano de Hidrocarbonetos e Energia, Franklin Molina, advertiu hoje que a greve da oposição no departamento de Santa Cruz, em seu quinto dia, causará prejuízos econômicos e escassez de combustível.

De acordo com um boletim institucional, há mais de 300 caminhões-tanque transportando gasolina e diesel encalhados na rodovia Camiri-Santa Cruz por causa dos bloqueios.

O funcionário disse que os efeitos na produção em áreas urbanas e rurais serão irreversíveis se estas medidas de pressão politicamente motivadas continuarem.

mgt/dla/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.