29 de November de 2021

NOTICIAS

Irã reafirma seu direito à autodefesa

Irán, ONU, derecho, defensa

Irã reafirma seu direito à autodefesa

Teerã, 12 nov (Prensa Latina) O Irã ratificou hoje seu direito de possuir capacidade de segurança e defesa militar, que estará fora de qualquer negociação e especialmente durante o próximo diálogo sobre questões nucleares em Viena, Áustria.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O vice-ministro das Relações Exteriores Ali Baqeri Kani, chefe da missão para as reuniões na capital austríaca, enfatizou que o Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA) abrange apenas o setor de energia atômica.

O acordo selado em 2015 entre o Irã e o grupo 5+1 tem uma estrutura específica sobre questões nucleares, disse ele, os outros são irrelevantes.

“Não negociaremos sobre nossas capacidades de defesa ou segurança”, frisou ele.

O Irã e os demais signatários do pacto (Reino Unido, França, Rússia, Rússia, China e Alemanha), quando os EUA saíram em 2018, realizaram seis rodadas de conversações em Viena que entraram em hiato em junho passado.

Com o objetivo de encontrar uma fórmula para o retorno dos EUA ao tratado, nenhuma dessas reuniões resultou na abolição de medidas opressivas anti-iranianas impostas por Washington, a principal exigência da República Islâmica.

“Precisamos de verificação e isto permanece sem solução. É uma das questões que permanecem inacabadas. Não é suficiente colocar tinta no contrato”, disse Baqeri Kani, referindo-se à permanência das sanções.

O negociador chefe iraniano enfatizou a importância de se chegar a um acordo com resultados práticos na retomada do diálogo agendada para 29 de novembro.

O Irã felicita o reinício das conversações sobre o princípio de que negociar em nome da negociação não é aceitável e considera que, se os EUA violaram o acordo, devem dar o primeiro passo para retornar e cumprir o que foi estipulado em 2015.

Outra exigência iraniana é um compromisso de que os futuros governos dos EUA respeitarão o JCPOA e não farão troça da ONU e da comunidade internacional.

jha/arc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.