28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela garante direitos culturais em tempos de pandemia

venezuela-garante-direitos-culturais-em-tempos-de-pandemia

Venezuela garante direitos culturais em tempos de pandemia

Por Wiliam Urquijo Pascual
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Caracas, 11 nov (Prensa Latina) O governo venezuelano garante hoje o exercício dos direitos culturais à população, em meio a um cenário marcado pela pandemia de Covid-19, disse o ministro da Cultura, Ernesto Villegas.

A respeito do desenvolvimento da Feira Internacional do Livro da Venezuela (Filven) em sua 17ª edição, Villegas destacou a importância de ter alcançado no país uma etapa de contenção da situação pandêmica que permite retomar a celebração presencial desses eventos.

“Conseguimos avançar nas medidas necessárias para superar a pandemia, tivemos bebidas amargas, mas com a combinação de consciência coletiva, políticas de saúde e solidariedade internacional chegamos a um momento que nos permite equilibrar os direitos à vida e à saúde com direitos culturais “, enfatizou a manchete.

Em intercâmbio com a Prensa Latina a partir da sede do Filven 2021, no Palácio Legislativo Federal de Caracas, o Ministro da Cultura da Venezuela lembrou que no ano anterior o evento literário contava com uma programação voltada principalmente para o formato virtual.

Porém, nesta ocasião, a esmagadora maioria das 800 atividades inscritas é presencial, além de um equilíbrio entre as propostas literárias digitais e impressas, com uma centena de novidades editoriais apresentadas no meio tradicional. “Este final de ano encontra em alta a dinâmica cultural venezuelana, uma posição muito favorável para o advento de 2022, pois continuando nesta linha poderemos ver um florescimento da cultura que se expressa no cinema, na música, na plasticidade “, Afirmou Villegas.

A manchete acrescentou que é muito encorajador poder celebrar esta feira literária, “cuja própria realização nos enche de fé e esperança no povo venezuelano”.

Filven 2021 acontece ao lado da IV Bienal de Pueblos en Resistencia do Sul, um capítulo presencial, uma janela para mostrar a verdade e a luta dos expoentes da cultura pela salvaguarda da identidade latino-americana.

Dedicado ao jornalista e político José Vicente Rangel (1929-2020), e ao historiador e escritor Vladimir Acosta, o maior evento literário da Venezuela tem o Vietnã como convidado de honra.

O evento vai até o dia 14 de novembro, com a participação de personalidades e instituições da Argentina, Cuba, Espanha, México e Peru.

rgh / wup / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.