3 de December de 2021

NOTICIAS

Uso de raios-X contra Covid-19 é aperfeiçoado em Cuba

Uso de raios-X contra Covid-19 é aperfeiçoado em Cuba

Havana, 11 de nov (Prensa Latina) Cientistas cubanos desenvolvem hoje um projeto que visa melhorar o uso de raios X no diagnóstico, prognóstico e acompanhamento de pacientes com Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Especialistas trabalham nesta empreitada do Centro de Neurociências de Cuba (Cneuro) e da Sociedade Cubana de Imagenologia.

Ambas as instituições buscam um melhor aproveitamento da radiografia de tórax e da tomografia axial computadorizada (TC) por meio da aplicação de ferramentas de inteligência artificial.

Evelio González, chefe do projeto e do departamento de Ressonância Magnética e Imagens Optogenéticas do Cneuro, explicou que a ideia se materializa através do uso de técnicas de inteligência artificial que melhoram a qualidade das imagens.

Além disso, acrescentou González citado pelo jornal Granma, que fornecem mais informações que contribuem para quantificar e classificar as lesões detectadas com maior certeza.

A radiografia de tórax usada contra Covid-19 é um procedimento barato, rápido e amplamente disponível, destacou o especialista.

Também buscamos desenvolver um laudo radiológico automatizado e padronizado, que permita a criação de um amplo banco de dados no qual sejam registrados os prontuários dessas pessoas, disse González.

O projeto – avança González – será aplicável a outros estudos de pulmão ligados, por exemplo, ao câncer, monitoramento quantitativo do efeito de drogas e pesquisas pós-Covid-19.

mem / joe / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.