7 de December de 2021

NOTICIAS

Cubanos discutem a produção cinematográfica contemporânea

Cubanos discutem a produção cinematográfica contemporânea

Havana, 11 de nov (Prensa Latina) Estudantes da sétima arte em Cuba convergem hoje na abertura do Encontro Nacional de Crítica Cinematográfica, espaço dedicado a reconstituir os caminhos da filmografia na ilha e avaliar os desafios da cena contemporânea.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Organizado pela Cinemateca de Cuba, o espaço acontecerá durante dois dias (11 e 12 de novembro) na sala Saúl Yelín da Casa do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, desta capital.

Durante as sessões teóricas, que serão abertas ao público, os especialistas farão um intercâmbio sobre “o corpo audiovisual da nação, as sobreposições entre pintura e cinema, a sociologia da imagem, filme-ensaio e imagens líquidas”, pontua o Portal digital Cubacine.

Entre as propostas, está a apresentação do trabalho de um amor desesperado pelo cinema, do crítico e ensaísta da nação caribenha Luciano Castillo, bem como a análise da imagem do negro na sétima arte dos anos 1960.

Da mesma forma, abordarão os temas de gênero, feminismo e representação da mulher nos estudos cinematográficos, a importância da direção de arte e o exercício da crítica, como ferramenta essencial para a cultura audiovisual.

A apresentação do ensaio Estudos Cinematográficos: Definição, Situação Atual e Perspectivas Futuras para Cuba está incluída no programa da nomeação, que visa esclarecer o papel de críticos e pesquisadores, para promover os estudos cinematográficos na maior das Antilhas.

Também estão em pauta atividades colaterais como o lançamento do livro Coordenadas do cinema cubano 4 e a exibição especial do filme La caja Negra, de Enrique Álvarez, que acontecerá na sala Charles Chaplin.

rgh / lbl / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.