16 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

COP26 na reta final em direção a um acordo ainda incerto

cop26-na-reta-final-em-direcao-a-um-acordo-ainda-incerto

COP26 na reta final em direção a um acordo ainda incerto

Glasgow, Escócia, 11 nov (Prensa Latina) A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) começou hoje seu décimo primeiro e penúltimo dia com a esperança de alcançar um consenso global sobre seus pilares fundamentais: financiamento, adaptação e mitigação.

Embora o dia desta quinta-feira seja dedicado ao desenvolvimento sustentável de cidades, regiões e comunidades, todos os olhos estarão voltados para as discussões dos negociadores da declaração final que seria divulgada nesta sexta-feira, no encerramento do evento.

Os delegados dos quase 200 países participantes da COP26 estão trabalhando em um anteprojeto divulgado na véspera pela presidência, e que se limita a fazer apelos, sugestões e expressar preocupações, sem antecipar nenhum compromisso vinculante.

O texto insta, por exemplo, os países desenvolvidos a cumprirem o compromisso de contribuir com 100 bilhões de dólares anuais para que as nações pobres possam enfrentar as mudanças climáticas, após admitirem que os recursos atuais são insuficientes.

Também exorta cada uma das partes a rever suas metas de redução de emissão de carbono até o final de 2022, exorta-as a acelerar a eliminação do carvão como fonte de energia e subsídios para combustíveis fósseis e a implementar soluções e abordagens sustentáveis.

Também reafirma a meta traçada em Paris em 2015 de manter a temperatura do planeta abaixo de dois graus Celsius, mas “reconhece” que o impacto das mudanças climáticas seria muito menor do que mantê-la em 1,5 grau.

Aparentemente ciente da COP26, que é vista como a última chance do mundo de tomar medidas sérias contra o aquecimento global, a neutralidade de carbono e o fundo climático, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, viajou no dia anterior de Londres para pedir aos negociadores um “empurrão final”.

Embora tenha admitido que as negociações estão em seu estágio mais difícil, o anfitrião do evento garantiu em entrevista coletiva que o pacto está próximo.

O mundo nunca esteve mais perto do início do fim da mudança climática antropogênica do que aqui em Glasgow, disse Johnson, em uma tentativa de banir o ceticismo em torno da conferência.

Até agora, o mais importante da COP26 foi o compromisso assumido por cem países de deter o desmatamento até 2030, mesmo ano em que os Estados Unidos e a União Europeia disseram que vão cortar suas emissões de metano, e mais de 40 nações anunciaram que o farão tomar medidas para deixar para trás o uso de carvão.

Também houve promessas de alguns governos e do setor privado de dar maiores contribuições ao fundo climático, enquanto Beijing e Washington, principais emissores de gases de efeito estufa, surpreenderam com o anúncio de um acordo bilateral para fortalecer o combate às mudanças na próxima década.

rgh / nm / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES