27 de November de 2021

NOTICIAS

Ministro argentino destaca recuperação da economia

Argentina, economía, recuperación

Ministro argentino destaca recuperação da economia

Buenos Aires, 9 nov (Prensa Latina) O ministro argentino da Economia, Martín Guzmán, destacou hoje que o país passa por uma sólida recuperação e apontou alguns setores que procuram instalar um clima de ansiedade antes das eleições legislativas .
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Da província de Chubut, onde se reuniu com mais de 300 empresários, o funcionário sublinhou que num contexto eleitoral há quem queira criar um clima de ansiedade, mas a única verdade é a realidade que mostra as condições para sustentar o caminho iniciado.

Guzmán, que carrega o peso de uma das carteiras mais complexas, estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá este ano em torno de um novo percentual, depois de acrescentar que a economia está avançando em sua recuperação, tornou-se menos heterogênea do que antes e todos os setores estão crescendo.

Acrescentou ainda que o Banco Central não perdeu reservas e apelou à necessidade de todos os fatores de potência da Argentina apoiarem a estratégia e a proposta de negociação para chegar a um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a respeito da dívida pendente de pagamento, de cerca de 45 bilhões de dólares.

A este respeito, o chefe do Palácio da Fazenda disse que um dos maiores problemas do Governo é justamente a questão do endividamento e repudiou as recentes declarações do ex-presidente Mauricio Macri, encarregado de contrair a dívida, que admitiu que o dinheiro costumava pagar aos bancos comerciais “que queriam ir porque temiam que o kirchnerismo (seguidores de Cristina Fernández) voltasse”, disse ele.

O que foi feito é muito grave, nem um único dólar dos 45 bilhões de dólares que o FMI desembolsou na gestão anterior foi usado para melhorar a capacidade produtiva de nosso país, disse Guzmán, depois de acrescentar que quando a hoje oposição estava no Governo fez o default da dívida pública em pesos.

mem / may / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.