19 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

União Africana nega a intenção de sair da Etiópia

União Africana

União Africana nega a intenção de sair da Etiópia

Addis Abeba, 8 nov (Prensa Latina) A União Africana (UA) negou qualquer intenção de transferir temporariamente seus escritórios desta capital para outra cidade do continente, por meio de uma comunicação divulgada hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os relatórios publicados nas redes sociais, segundo os quais a organização quer sair da Etiópia e solicitou a realocação de seus funcionários, são completamente falsos, disse uma declaração da Comissão da UA.

Uma suposta nota interna atribuída ao presidente da Comissão, Moussa Faki Mahamat, está circulando nas mídias sociais, mas é uma notícia falsa e não tem nenhuma base de fato ou forma, reiterou a declaração.

Os rumores sobre a suposta partida do órgão continental de Adis Abeba vieram depois que a embaixada dos Estados Unidos autorizou a partida voluntária de alguns membros da representação oficial e de suas famílias.

Na última sexta-feira, ela até aconselhou os cidadãos americanos a deixarem o país e os incitou a ter planos de saída nos quais o governo dos EUA não está envolvido.

Essas decisões foram reações imediatas às informações de que as hostilidades entre o exército federal e a Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF) se intensificaram nos últimos dias e que a guerra poderia avançar em direção ao Tigray em poucos dias.

Segundo as autoridades locais, a TPLF e seus aliados não estão sitiando a principal cidade do estado, mas há uma narrativa de conflito no norte que deturpa os fatos a fim de desinformar e criar alarme.

A guerra eclodiu no estado de Tigray, no norte de novembro de 2020, depois que a Frente atacou o Comando do Norte e em resposta, o primeiro-ministro, Abiy Ahmed, enviou tropas federais para reduzi-la.

A conflagração chegou ao topo recentemente quando o grupo anunciou que havia tomado cidades estratégicas na região de Amhara e estava em condições de avançar em direção a Addis Abeba.

Enquanto isso, o governo reconheceu as tentativas de invadir as cidades, mas negou que elas fossem controladas por tropas inimigas e relatou vários ataques aéreos bem sucedidos em locais de TPLF e bases de treinamento.

Na semana passada, o Conselho de Ministros da Etiópia declarou estado de emergência para os próximos seis meses para proteger a integridade da nação contra a criminalidade das forças do Tigray, de acordo com uma comunicação oficial.

Posteriormente, a Câmara dos Representantes dos Povos (Parlamento) aprovou a medida, que teve efeito imediato e permite, entre muitas outras ações, a prisão sem mandado de prisão de qualquer pessoa suspeita de ter um relacionamento próximo com membros da Frente.

mem/raj/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.