8 de December de 2021

NOTICIAS

Rússia destaca o progresso na aliança estratégica com a Venezuela

Lavrov-Rusia-Plasencia-Venezuela

Rússia destaca o progresso na aliança estratégica com a Venezuela

Moscou, 8 nov (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov enfatizou que durante as conversações de hoje na capital com seu homólogo venezuelano, Felix Plasencia, foi observado o fortalecimento da aliança estratégica entre os dois países.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma entrevista coletiva conjunta após as conversações oficiais com a delegação venezuelana, Lavrov enfatizou que Moscou e Caracas têm grandes planos para aprofundar as relações bilaterais.

Ele destacou a celebração deste ano do 25º aniversário da assinatura do Acordo de Amizade e Cooperação, que ele considerou a base sólida que facilitou a consolidação dos laços entre os dois países.

“Durante estes 25 anos fizemos muito, sobretudo mostramos que nossos laços são estáveis e baseados na confiança mútua e no benefício mútuo”, disse Lavrov.

O Ministro das Relações Exteriores anfitrião chamou a atenção para os resultados da última reunião da Comissão Intergovernamental de Alto Nível Rússia-Venezuela, realizada no mês passado, e alertou sobre a próxima implementação de novos projetos de cooperação.

Ele também se referiu ao fornecimento de vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2 ao país sul-americano e à coordenação que está ocorrendo para organizar a produção desses medicamentos em território venezuelano.

O funcionário russo comentou que o intercâmbio entre os dois países também abrange outros setores como o uso pacífico do espaço exterior, humanitário, logístico, militar, transporte, petróleo, gás, cultura e turismo.

A respeito deste último, ele comentou que se beneficiará dos voos diretos abertos desde maio pela companhia aérea venezuelana Conviasa entre as duas capitais, e informou que a partir de amanhã começarão as viagens de São Petersburgo, Yekaterinburg e Moscou para a Ilha Margarita.

Na área da cooperação educacional, ele explicou que Moscou havia aprovado um aumento no número de bolsas de estudo anuais para estudantes venezuelanos de 77 para 100. Também concordamos hoje em dar aos diplomatas venezuelanos a oportunidade de melhorar suas habilidades na academia do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse ele.

Lavrov disse que durante as conversações ele foi atualizado sobre a situação política e social no país. “Apoiamos os esforços do governo venezuelano, especialmente do Presidente Nicolas Maduro, nas esferas social e econômica”, disse ele.

Com relação às próximas eleições de 21 de novembro, ele garantiu que a Rússia está pronta para prestar toda a assistência necessária e aceitou o convite das autoridades bolivianas para enviar observadores.

Ele disse estar ciente de que a União Europeia e as organizações internacionais também haviam sido convidadas. “Esperamos que aceitem estes convites”, enfatizou o funcionário russo.

mgt/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.