7 de December de 2021

NOTICIAS

O cinema está comprometido com uma posição igualitária das mulheres

O cinema está comprometido com uma posição igualitária das mulheres

Havana, 8 nov (Prensa Latina) O Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) conta hoje com um Comitê de Gênero que se compromete a posicionar de maneira eqüitativa a voz feminina no cinema da ilha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A iniciativa nasceu com a aprovação do Programa Nacional de Promoção da Mulher e a estratégia de inserção Icaica com o intuito de dar visibilidade à obra audiovisual produzida por mulheres de diferentes áreas de atuação.

Segundo o portal digital Cubacine, a ideia é mostrar o trabalho dos criadores (à frente e atrás das câmeras) e, ao mesmo tempo, promover a comunicação entre as diferentes perspectivas de seus protagonistas.

Declare suas preocupações e abordagens profissionais; além de garantir os problemas de todas as mulheres pertencentes ao setor são algumas das linhas que esta nova estratégia segue.

Outra de suas aspirações para disseminar a pluralidade de discursos na criação cinematográfica é criar um observatório sobre a mulher e o cinema em Cuba e facilitar espaços de formação a partir da perspectiva de gênero em áreas decisivas da entidade.

Um passo decisivo neste sentido foi o Escritório de Atenção à Produção e o Fundo de Promoção do Cinema Cubano e outros projetos voltados para além da criação para buscar soluções para os problemas que possam surgir no grupo de trabalhadores.

Sob a direção do Presidente do Icaic, Ramón Samada, o Comitê de Gênero é composto por representantes de todas as áreas e com um número destacado de mulheres artistas, cineastas e pesquisadoras.

Entre eles, destaca-se a vice-presidente Tânia Delgado; a diretora do Projeto Palomas, Lizette Vila; a diretora do Projeto 23, Irinka Cordoví e um grupo de cineastas e empresários como Marilyn Solaya, Gloria Rolando, Lourdes de los Santos, Rosa María Rodríguez, Yamila Marrero e Carla Valdés León.

jha/yrv/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.