12 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Começam administrar doses de reforço anti-Covid-19 na capital de Cuba

Começam administrar doses de reforço anti-Covid-19 na capital de Cuba

Havana, 8 nov (Prensa Latina) A dose de reforço do anti-Covid-19 será administrada a partir de hoje na capital cubana, onde a primeira etapa é destinada ao pessoal de saúde.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Serão utilizados os imunógenos nacionais Soberana Plus e Soberana 01, este último quando seu uso for aprovado pelo Centro de Controle Estadual de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos.

No caso da população já vacinada, a proposta é começar a partir do dia 20 deste mês, nos primeiros sete municípios que foram imunizados na capital: Guanabacoa, San Miguel del Padrón, Habana del Este, Regla, Boyeros, Cotorro e Arroyo Naranjo.

O reforço – um processo voluntário – será uma dose única para quem está com o esquema completo há vários meses, explicaram as autoridades do Ministério da Saúde Pública.

Segundo o diretor de pesquisa do Finlay Vaccine Institute, Dagmar García quer saber o que acontece após o reforço, verificar a capacidade do Soberana 01 para esta função e comparar seus resultados em relação ao Plus.

A evidência de uma duração favorável da resposta nos vacinados com ambos os imunógenos, os resultados positivos ao avaliar o efeito booster (reforço) em ambos os casos, bem como o reforço de Soberana 01 para os imunizados com a vacina Pfizer, comentou García citado pela Agência de Notícias Cubana.

Miladys Limonta, coordenadora do projeto de desenvolvimento de vacinas candidatas anti-Covid-19 do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, destacou a adequação do Abdala para estimular a resposta imune como dose de reforço.

O imunógeno – o primeiro a ser criado e produzido na América Latina e no Caribe – demonstrou essa capacidade em convalescentes, sujeitos previamente vacinados com outras formulações, como Sputnik e Sinopharm, e nos imunizados cinco meses antes com o esquema completo de Soberana 02 mais Plus, assim como a própria Abdala, argumentou Limonta.

Há evidências de que a proteção contra variantes resistentes do vírus é maior à medida que o título de anticorpos aumenta e as doses de reforço garantem a seleção de clones de memória e uma maior duração da resposta imune, concluiu Limonta.

mem / joe / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.