28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cúpula do clima de Glasgow entra em semana crucial para o planeta

cop26-na-reta-final-em-direcao-a-um-acordo-ainda-incerto

Cúpula do clima de Glasgow entra em semana crucial para o planeta

Londres, 7 de nov (Prensa Latina) A cúpula do clima (COP26) entrou hoje em sua segunda e última semana em Glasgow, na Escócia, sob o olhar ansioso de milhões de pessoas que aguardam compromissos firmes para conter o aquecimento global.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A primeira parte da conferência organizada pelo governo britânico sob os auspícios das Nações Unidas foi repleta de anúncios importantes sobre a redução das emissões de gases poluentes como o metano, o reflorestamento e proteção de terras e o abandono do carvão como fonte de energia.

As contribuições multimilionárias que os países ricos e o setor privado farão ao chamado fundo climático, destinado a ajudar as nações pobres a enfrentar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, também foram discutidas.

Embora para muitos as promessas feitas até agora representem um passo à frente, os ambientalistas não ficaram muito impressionados e permanecem nas ruas de Glasgow para exigir que os líderes mundiais passem das palavras aos atos.

A voz dominante na demanda por medidas urgentes é liderada por um amplo movimento juvenil internacional, uma de cujas figuras mais visíveis do ponto de vista da mídia é a estudante sueca Greta Thunberg.

Tornou-se um ícone na luta pela proteção do planeta desde que começou a protestar todas as sextas-feiras em frente ao Parlamento de seu país anos atrás, Thunberg na última sexta-feira subiu a uma plataforma em Glasgow após uma marcha pela cidade, chamando o evento COP26 de uma falha.

De acordo com a ativista, que disse não ter sido convidada para os debates que acontecem no Campus de Eventos Escocês, a cúpula do clima é uma das mais excludentes já realizadas, e uma ação de marketing para lavar a imagem dos maiores poluidores do planeta.

Os líderes fazem discursos maravilhosos e anunciam compromissos e metas fabulosas, enquanto, nos bastidores, os governos das nações do norte global resistem a tomar medidas drásticas para impedir a mudança climática, disse ela.

No dia anterior, mais de 100.000 pessoas participaram do Dia Mundial de Ação pela Justiça Climática em Glasgow, que foi celebrado em dezenas de cidades ao redor do mundo.

Ciente da pressão pública, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, exortou ministros e negociadores a chegarem esta semana aos acordos e compromissos necessários para cumprir as metas traçadas no Acordo de Paris de 2015.

A COP26, com término previsto para dia 12, é vista como uma das últimas oportunidades para os governos implementarem medidas que visam limitar a temperatura do planeta a 1,5 grau Celsius e reduzir as emissões de carbono a zero.

oda / nm/ mmd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.