22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Crime de grupos terroristas declarados denunciados na Etiópia

Crime de grupos terroristas declarados denunciados na Etiópia

Addis Abeba, 7 de nov (Prensa Latina) Um grande número de residentes nesta capital denunciou hoje supostos atos criminosos da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF) e Shene, organizações declaradas terroristas pelo Parlamento Etíope.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Concentrados na Praça Meskel, localizada na parte central da cidade, os manifestantes expressaram sua disposição de fazer qualquer sacrifício e se juntar às Forças de Defesa Nacional, para proteger a integridade da nação.

Eles também gritaram slogans em protesto contra a interferência dos países ocidentais nos assuntos etíopes e instaram vários meios de comunicação a evitar “notícias falsas” e lidar com a realidade sem relatos tendenciosos.

Eles também pediram à comunidade internacional que condenasse a beligerância da TPLF e Shene, uma facção armada formada dentro da Frente de Libertação Oromo.

“Chega”, “Não me esqueço do dia em que o terrorista da TPLF atacou o Exército”, “Pare de se intrometer nos assuntos internos da Etiópia” e “Faço parte do Exército Nacional” foram algumas das muitas bandeiras hasteadas em Meskel.

Cidadãos de diferentes etnias, credos religiosos e afiliações políticas participaram da manifestação, unidos pela esperança de que a guerra na região norte acabe e as autoridades direcionem seus esforços para os problemas econômicos e sociais.

Assim, também responderam ao apelo de apoio à ofensiva militar no norte do país, que segundo o governo “visa derrotar as tentativas das forças estrangeiras de desintegrar a nação, tendo os grupos terroristas como pontas de lança”.

Desde novembro de 2020, o exército federal realiza um confronto armado em Tigray contra a TPLF, que no final de junho passado estendeu suas operações às regiões de Afar e Amhara.

A rejeição nacional contra a Frente, constante durante 2021, cresceu na última sexta-feira e sábado, quando milhares de pessoas condenaram suas ações e as de Shene nas cidades de Oromia, Ogaden e Gambella, entre outros estados.

Acusações de violações de direitos humanos, instigação de violência étnica, assassinatos, subversão da ordem constitucional e mais crimes pesam sobre as duas organizações, e as autoridades federais as consideram uma ameaça à segurança do Estado.

Durante uma sessão em maio passado, a Câmara dos Representantes do Povo (Parlamento) os declarou organizações terroristas e, portanto, endossou uma resolução do Conselho de Ministros.

ode / raj/ mmd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.