6 de December de 2021

NOTICIAS

Nimotuzumabe de Cuba eficaz contra Covid-19

Cuba, Covid-19, fármaco, Nimotuzumab

Nimotuzumabe de Cuba eficaz contra Covid-19

Havana, 6 nov (Prensa Latina) O medicamento cubano Nimotuzumab demonstrou sua eficácia e segurança em pacientes em estado grave e moderado com Covid-19, destacou hoje a imprensa local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na opinião da diretora de Pesquisa Clínica do Centro de Imunologia Molecular, Tania Crombet, os estudos com o anticorpo monoclonal CIMAher® revelaram melhora da função ventilatória e redução da concentração de interleucina 6.

“A interleucina 6 é uma das principais citocinas que causam o estado hiperinflamatório que as pessoas infectadas com o vírus SARS-CoV-2 podem apresentar”, disse o Doutor em Ciências.

Houve melhora radiológica ou estabilização da pneumonia intersticial multifocal em 80 por cento dos pacientes no sétimo dia após o recebimento da primeira dose, comentou o especialista ao jornal Granma.

Da mesma forma, evidências preliminares de prevenção ou reversão das lesões fibróticas pela tomografia axial computadorizada puderam ser observadas, promovendo a redução das sequelas pulmonares, argumentou Crombet.

O nimotuzumabe obteve seu registro de saúde em 2002 para o tratamento de tumores avançados de cabeça e pescoço, pois demonstrou bloquear ou inibir o fator de crescimento epidérmico, um alvo altamente validado em oncologia.

Isso provoca a inibição da proliferação descontrolada de células malignas, a formação de novos vasos e a ocorrência de metástases.

A droga, acrescentou Crombet, também ativa o sistema imunológico.

O especialista destaca que o Nimotuzumab está registrado em 24 países e possui licença especial de venda em 15 territórios da Europa e de outras nações.

msm/joe/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.