28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Festival de Cinema Ibero-Latino-Americano começa em Trieste, Itália

Trieste, festival, cine, ibero-americano

Festival de Cinema Ibero-Latino-Americano começa em Trieste, Itália

Roma, 6 nov (Prensa Latina) Com 92 filmes de 17 países, começa hoje na cidade italiana de Trieste a trigésima sexta edição do Festival Ibero-Latino-Americano de Cinema.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A versão restaurada de El tango del viudo (1967), a estreia do falecido diretor franco-chileno Raúl Ruiz, abrirá o concurso como um dos dois filmes incluídos na seção Eventos Especiais, junto com o documentário Isabel, a história íntima da escritora Isabel Allende, de Rodrigo Bazáes.

O concurso, que vai até o dia 15, também inclui as contribuições Concurso Oficial, Concurso Contemporâneo, Contemporâneo-Malvinas, Contemporâneo-Mundo Latino, Cinema e Literatura, Retrospectiva, Sala Espanha, Sala México e Shalom, o Caminho Judaico na América Latina .

No Concurso Oficial concorrem 14 obras da Argentina, Chile, Costa Rica, México, República Dominicana, Peru, Portugal e Espanha, enquanto outros 17 participam do Concurso Contemporâneo, sendo sete argentinos, três chilenos, três mexicanos, dois colombianos, um dominicano e um costarriquenho.

Este ano a Retrospectiva será dedicada ao cineasta chileno Cristián Sánchez, representado no festival por El zapato chino (1979), “El otro round” e “Los desejos concebidos” (1983), A realização do desejo (1994), Cuídate del agua mansa (1995), Happy Captivity (1998) e Bad Times (2013).

Na seção Cinema e Literatura, o destaque é O Ano da Peste, longa-metragem baseado no romance “Diário do Ano da Peste”, publicado em 1722 por Daniel Defoe e estreado em 1979, dirigido por Felipe Cazals, com um roteiro de Gabriel García Márquez e atuação de Alejandro Parodi, José Carlos Ruiz, Rebeca Silvia e Tito Junco.

Massimo Bray preside o júri oficial do concurso, também composto por Luigi Cuciniello, Manuel Basoalto e Enric Bou, enquanto Federica Rocco e Helena Lozano coordenam o júri de Cinema e Literatura, acompanhados por David Schidlowaky, Alex Quiroga, Carolina Espinoza, Elena Liverani e Mariachiara Russo.

jcm / fgg/ ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.