9 de December de 2021

NOTICIAS

ONU adverte sobre possível aumento do poder destrutivo dos tsunamis

ONU, tsunamis, advertencia

ONU adverte sobre possível aumento do poder destrutivo dos tsunamis

Nações Unidas, 5 nov (Prensa Latina) O Secretário Geral da ONU, António Guterres, advertiu hoje que a elevação do nível do mar causada pela emergência climática agravará ainda mais o poder destrutivo dos tsunamis.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na véspera do Dia Mundial da Conscientização sobre Tsunamis, o chefe da ONU compartilhou um link para os detalhes do dia em sua conta oficial no Twitter.

A ciência e a cooperação internacional devem estar no centro de nossos esforços para salvar vidas de tsunamis e outros perigos, disse o chefe da ONU na plataforma de microblogging.

A ONU está realizando um evento virtual na sexta-feira para aproveitar o poder da ciência e da tecnologia para reduzir o risco de tais desastres para as gerações atuais e futuras.

De acordo com seus organizadores, o objetivo do evento é destacar a importância da cooperação internacional para aumentar a conscientização e reduzir o risco representado por estes fenômenos dentro de uma abordagem multi-perigosa para a redução do risco de desastres.

Até 2030, de acordo com a ONU, estima-se que 50% da população mundial viverá em áreas costeiras propensas a enchentes, tempestades e tsunamis.

Em dezembro de 2015, a Assembleia Geral da ONU designou o dia 5 de novembro como Dia Mundial de Conscientização sobre o Tsunami e exortou os países a promover ações e compartilhar abordagens inovadoras para a redução de riscos.

A data foi proposta pelo Japão, que devido a sua experiência repetida e amarga com tsunamis ao longo dos anos acumulou uma rica experiência em áreas como aviso prévio, ação pública e reconstrução após um desastre de tais proporções.

jha/ifb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.