30 de November de 2021

NOTICIAS

Moçambique planeja expandir sua rede de saúde comunitária

Moçambique planeja expandir sua rede de saúde comunitária

Maputo, 5 nov (Prensa Latina) Moçambique vai expandir sua rede de saúde comunitária até 2022 para aproximar os serviços médicos da população, o ministro do setor, Armindo Tiago, prometeu aqui, de acordo com relatos da imprensa local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Sem dar números exatos sobre os investimentos, Tiago disse que o assunto era uma prioridade para o Estado, cujos planos também incluem o aumento do estoque de medicamentos, informou o diário Jornal de Noticias na sexta-feira.

O funcionário disse estar interessado em “fornecer mais e melhores serviços à população e avançar na implementação da agenda e das reformas para garantir a qualidade do atendimento”, enquanto falava em um fórum com executivos da indústria e parceiros externos.

Entre as metas para o próximo ano, mencionou a consolidação do Plano de Logística Farmacêutica, focalizando a construção de armazéns de medicamentos e o estabelecimento de uma logística eficiente e de uma cadeia de fornecimento de medicamentos.

Segundo Tiago, outra questão urgente é acelerar a transferência de conhecimentos e compartilhar responsabilidades com as comunidades, particularmente nas áreas rurais.

A atenção primária à saúde, disse ele, é uma plataforma indispensável para alcançar uma cobertura universal, não deixando ninguém para trás.

“É neste contexto que o governo escolheu a implementação do Subsistema de Saúde Comunitária como ação prioritária na consolidação de um sistema forte e resiliente”, disse. O processo, disse, começou em setembro nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Manica, Sofala, Maputo e na capital do país.

Explicou que esta iniciativa avançará gradualmente e será acompanhada por “monitoramento e avaliação rigorosos, com o objetivo de gerar evidências científicas para melhorar o modelo atual”.

jha/mjm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.