9 de December de 2021

NOTICIAS

Índia celebra o festival de luzes de Diwali

Índia celebra o festival de luzes de Diwali

Nova Delhi, 4 de nov (Prensa Latina) A Índia celebra hoje o tradicional festival de luzes Diwali, que simboliza a vitória do bem sobre o mal, iluminando casas, templos e lugares públicos enquanto as pessoas adoram a deusa da riqueza Lakshmi.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Também conhecido como Divali, Deepavali e Deepawali, é um festival hindu que dura cinco dias no mês de Kartika, que no calendário gregoriano cai entre meados de outubro e meados de novembro.

Os hindus interpretam a história de Diwali com base no local de residência e o festival é considerado o mais importante do ano na Índia, com as mesmas repercussões do Natal para os cristãos.

A tradição recebe o nome da fileira (avali) de lâmpadas de barro (deepa) que os índios acendem do lado de fora de suas casas para simbolizar a luz interior que protege das trevas espirituais.

O presidente do país, Ram Nath Kovind, saudou a população pela ocasião e frisou que esta transmite a mensagem de afeto mútuo, fraternidade e irmandade, e é uma oportunidade de compartilhar prosperidade e felicidade com outras pessoas.

Da mesma forma, fez um apelo a todos para que celebrem juntos de forma limpa e segura e se proponham a contribuir para a conservação e proteção do meio ambiente.

O primeiro-ministro Narendra Modi desejou em um tweet que este festival de luzes traga felicidade e boa fortuna para a vida de todos.

Com o declínio significativo nos casos de Covid-19, os indianos mostram o mesmo fervor e entusiasmo de antes da pandemia.

Os eventos começaram na madrugada desta quinta-feira com o habitual banho matinal de Abhyang Snan, com Ubtan e óleo perfumado, acendimento de fogos de artifício e troca de doces, enquanto as pessoas assistem a concertos musicais ou visitam templos para pedir a bênção da divindade.

Ao longo dos séculos, o Diwali se tornou um feriado nacional apreciado pelas comunidades hindus e, da mesma forma, por outras religiões, como o sikhismo e o jainismo.

mem / abm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.