1 de December de 2021

NOTICIAS

Cuba vende sistemas solares fotovoltaicos no mercado nacional

Cuba vende sistemas solares fotovoltaicos no mercado nacional

Havana, 4 de nov (Prensa Latina) A estatal Copextel iniciará hoje a comercialização em Cuba em moeda nacional de sistemas solares fotovoltaicos para sua introdução no setor residencial e promover o uso de energias renováveis.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com o anúncio nas redes sociais da referida entidade, a instalação do equipamento exige condições como superfície de forro (cobertura) ou piso disponível de 12,5 metros quadrados de concreto.

Os clientes poderão, a partir desta quinta-feira, ir à Companhia Elétrica para contratar a ligação ao sistema nacional, apenas na capital cubana numa primeira fase, especifica o texto.

O pagamento pode ser em dinheiro, eletronicamente ou solicitar crédito em instituição bancária no valor de 55 mil pesos (aproximadamente 2.300 dólares).

A compra inclui todos os componentes do produto, bem como seu transporte e visitas dos técnicos para instalação e montagem.

Esta é a primeira vez que estes aparelhos serão vendidos à população em pesos cubanos e nesta fase serão comercializados apenas em Havana, embora nos próximos meses o serviço deva chegar ao resto do país.

Os painéis convertem a energia solar disponível em eletricidade para consumo em residências, empresas e indústrias, o que gera uma economia significativa na conta de luz, informou o portal Cubadebate.

Desde 2014, Cuba aprovou uma política de desenvolvimento de fontes renováveis de energia (FRE) até 2030, com o objetivo de atingir 24 por cento da obtenção de eletricidade a partir de recursos naturais inesgotáveis.

No entanto, a National Electric Union recentemente atualizou seu programa e planeja atingir 37 por cento.

Segundo especialistas, hoje a geração com o FRE como base está próxima a 5% do previsto, com maior impacto da biomassa da cana.

mem / cgc / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.