7 de December de 2021

NOTICIAS

Começou no Brasil licitação da rede 5G

Começou no Brasil licitação da rede 5G

Brasília, 4 nov (Prensa Latina) O presidente Jair Bolsonaro deu aqui hoje um golpe de martelo simbólico para iniciar a licitação da rede 5G no Brasil, a nova geração da Internet móvel, com a participação de 15 empresas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, foi aberta a sessão para o leilão de quatro frequências 5G.

A primeira banda a ser leiloada é a banda de 700 megahertz (MHz), orçada em 2,3 bilhões de reais (pouco mais de 411 milhões de dólares).

Desse total, R$ 2,1 bilhões (US$ 375 milhões) devem ser investidos pelos vencedores em deveres previstos na chamada pública e a diferença será cobrada dos cofres do governo.

Neste caso, as obrigações são de levar a Internet a cerca de 31.000 quilômetros de rodovias federais sem acesso à tecnologia e levar 4G para as cidades sem acesso à tecnologia.

Tal faixa é compatível com 5G, mas será principalmente para expansão 4G, para servir cidades que ainda não estão cobertas.

Trata-se de um segmento de amplo alcance, que pode cobrir áreas com grande cobertura geográfica. É atraente para o setor agroindustrial.

Por ser uma parte de baixa frequência, a faixa é grande, mas a velocidade de transmissão de dados é menor em comparação com outras a serem licitadas.

A banda foi posta a leilão em 2014, justamente para oferecer 4G, mas muitos lotes sobraram, pois ainda era uma tecnologia nascente no país e havia poucos pequenos concorrentes interessados.

Para estimular a concorrência, os grandes operadores que possuem uma licença para a frequência não estão autorizados a concorrer, a menos que uma terceira rodada seja necessária, de acordo com as regras da chamada pública.

Estas faixas funcionam como avenidas no ar para a transmissão de dados.

É através destas bandas que o serviço de Internet será fornecido. O período de concessão – o direito de explorá-los – será de até 20 anos.

Cada um desses espaços foi dividido em blocos nacionais e regionais. As empresas interessadas farão suas licitações. Portanto, cada banda de frequência pode ter mais de uma empresa vencedora, com apresentações geográficas sobrepostas ou diferentes.

O governo estima que a licitação 5G, uma das primeiras na América Latina, deve chegar a cerca de 50 bilhões de reais (cerca de 9 bilhões de dólares) entre investimentos em infraestrutura e concessões.

jcm/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.