29 de November de 2021

NOTICIAS

Transporte em Cuba volta à normalidade gradativamente

Cuba, transporte, normalidad

Transporte em Cuba volta à normalidade gradativamente

Por Teyuné Díaz Díaz Havana, 3 nov (Prensa Latina) O transporte terrestre, aéreo e marítimo em Cuba voltou ao normal e hoje também contempla sua recuperação e sustentabilidade em um processo gradual e planejado até o dia 15 deste mês .
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o ministro dos Transportes, Eduardo Rodríguez, após o levantamento das restrições à mobilidade, foram retomados os itinerários nas localidades e iniciado o transporte interprovincial.

A partir de 15 de novembro, destacou, está prevista a recepção de mais de 400 voos semanais nos 10 aeroportos do país, dos quais 147 voos semanais estadunidense já estão homologados em qualquer terminal aéreo do país.

Mas as restrições estabelecidas pelo governo dos Estados Unidos persistem em 2019 que obriga suas aeronaves a usar apenas o aeroporto da capital.

É uma das 243 medidas adotadas para intensificar o bloqueio econômico, financeiro e comercial que os Estados Unidos praticam contra Cuba há mais de seis décadas.

Para a chegada dos viajantes, os terminais aéreos já estão preparados para garantir trânsito seguro, assim como os controles sanitários foram otimizados, sem descuidar da saúde dos visitantes.

No caso de voos domésticos, o tráfego aéreo será reiniciado em correspondência com a disponibilidade de aeronaves.

A reabertura traz algumas novidades como a disponibilização de 30 minutos de internet gratuita em todos os terminais e, futuramente, a realização por meio digital de procedimentos avançados de entrada em território nacional.

O transporte marítimo deve começar no dia 5 de ida e volta ao município especial de Isla de la Juventud, e no dia 15 – do próprio mês – a nação caribenha permitirá a permanência de embarcações de lazer em águas territoriais.

Por enquanto, espera retomar a chegada dos cruzeiro a partir do mês de dezembro.

O responsável pelos Transportes explicou que dentro da estratégia do governo cubano, um dos macroprogramas inseridos no Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social contempla um programa específico para o desenvolvimento do setor de transportes.

São projetos abrangentes de transporte de passageiros, cargas e infraestrutura.

Para o seu desenvolvimento, são priorizadas alternativas que possibilitem o acesso a financiamentos e alcancem a recuperação, sustentabilidade e melhoria da gestão dos transportes prevista no portfólio de oportunidades.

Está prevista a aplicação de diversas variantes para essas fontes de financiamento, desde a injeção de capital estrangeiro ou como fundos de diferentes tipos.

A outra grande prioridade, indicou, é a melhoria da gestão dos transportes através da aplicação das novas medidas aprovadas pelo governo para a melhoria da empresa estatal socialista e dos novos atores económicos.

oda/tdd/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.