28 de November de 2021

NOTICIAS

Governo palestino denuncia manobra israelense para encobrir ocupação

Governo palestino denuncia manobra israelense para encobrir ocupação

Ramallah, 2 nov (Prensa Latina) O governo palestino denunciou hoje o aumento da colonização israelense na Cisjordânia ocupada e as tentativas de Tel Aviv de manipular a comunidade internacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Ministério das Relações Exteriores disse em um comunicado que a recente decisão de Israel de permitir que 1.300 casas palestinas sejam construídas na Área C na Cisjordânia tem o objetivo de neutralizar as críticas à ocupação.

A Área C representa 60 por cento da Cisjordânia e está totalmente sob segurança israelense e controle administrativo. Só o nosso povo tem o direito de construir aí, e isso não está sujeito a negociação ou permuta, sublinha o texto.

Nesse sentido, o Chancelaria afirmou que “as autoridades de ocupação também buscam dar mais legitimidade e encobrir o roubo de terras palestinas”.

A esse respeito, ele lembrou que pouco antes de dar luz verde a esse projeto, também sancionou a construção de 3.144 unidades habitacionais para colonos judeus na região.

O Ministério das Relações Exteriores reiterou sua rejeição a essa “troca colonial israelense” e lembrou que, de acordo com os padrões internacionais, a Cisjordânia é parte integrante do futuro Estado palestino e, portanto, “a potência ocupante não tem direito a qualquer mudança lá”.

Precisamente, a expansão dos assentamentos israelenses na semana passada causou uma onda de condenações internacionais e forte questionamento dos partidos que compõem a aliança do governo israelense, incluindo o Meretz e o Trabalhismo.

A Liga Árabe, a ONU, a União Europeia e até os Estados Unidos, um aliado próximo de Tel Aviv, mostraram sua oposição ao plano.

mem / rob/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.