1 de December de 2021

NOTICIAS

Inaugurado em Cuba o mais moderno complexo biotecnológico do país

Centro Biotecnológico

Inaugurado em Cuba o mais moderno complexo biotecnológico do país

Havana, 1 nov (Prensa Latina) O Complexo Industrial de Biotecnologia CIGB-Mariel, o mais moderno de seu tipo em Cuba, foi inaugurado hoje na presença do General do Exército Raúl Castro e do presidente do país, Miguel Díaz-Canel.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A instituição, resultado da colaboração entre o Grupo BioCubaFarma e o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), é a primeira indústria de alta tecnologia a ser estabelecida na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, disse o presidente cubano durante a inauguração.

“O Complexo irá pesquisar, desenvolver e produzir vacinas e medicamentos inovadores para o tratamento de doenças que são os principais problemas de saúde em Cuba e no mundo”, disse o chefe de Estado.

Entre seus produtos estão tratamentos para câncer, diabetes, doenças auto-imunes e infecciosas, doenças cerebrovasculares, Covid-19, entre outros, ele acrescentou.

Para este fim, a fábrica desenvolverá medicamentos produzidos nacionalmente, como a vacina Abdala, ou os medicamentos Jusvinza, Heberprot-P e Heberferon.

Considerado um dos mais avançados do gênero na região, o Complexo é o resultado de um investimento projetado por especialistas e engenheiros cubanos, disse o chefe de estado.

Por sua vez, Eduardo Martínez, presidente do Grupo BioCubaFarma, disse que a instituição reúne o pensamento inovador do líder histórico da Revolução, Fidel Castro, com o apoio das autoridades nacionais.

A inauguração do complexo na segunda-feira coincidiu com o lançamento da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel para investimentos estrangeiros, um megaprojeto de vital importância para a maior das Antilhas.

A iniciativa, localizada na província ocidental de Artemisa, vem incentivando o investimento estrangeiro direto desde novembro de 2013.

mem/ebr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.