3 de December de 2021

NOTICIAS

Temas cruciais para o planeta no último dia da cúpula do G20

COP26, cambio, climático

Temas cruciais para o planeta no último dia da cúpula do G20

Roma, 31 out (Prensa Latina) A cúpula dos países membros do G20 entrou hoje em seu segundo e último dia, com foco em temas cruciais para o planeta como as mudanças climáticas, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os participantes do encontro da entidade que reúne as 20 nações com as economias mais fortes do mundo, debateram na véspera sobre economia e saúde a nível global, aspectos sobre os quais há consenso desde as anteriores deliberações ministeriais.

Entre eles, o desenho de uma arquitetura tributária internacional mais estável e justa acordado na reunião de titulares de finanças e governadores de bancos centrais em 23 de julho, que prevê a aplicação de impostos de pelo menos 15% sobre os lucros das grandes empresas transnacionais.

Segundo consta, os chefes de Estado ou de Governo endossaram a proposta apoiada por 136 países, segundo a contagem final de adesões anunciada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico no último dia 8 de outubro.

O objetivo da medida é aumentar as fontes de receita dos territórios em que esses consórcios atuam e, ao mesmo tempo, evitar a fuga de capitais para paraísos fiscais ou locais com baixa tributação.

Por outro lado, persistem dúvidas sobre a possibilidade de superar algumas divergências no enfrentamento das mudanças climáticas nesta cúpula, além do compromisso de manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5 graus Celsius conforme estabelecido pelo Acordo de Paris.

A programação de hoje inclui ainda um fórum paralelo sobre o papel da iniciativa privada no combate às alterações climáticas e, às 15h40, hora local, a sessão de encerramento do evento com a aprovação da declaração final.

jcm / fgg / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.