28 de November de 2021

NOTICIAS

Reunião de cúpula do G20 realizada em Roma

g20

Reunião de cúpula do G20 realizada em Roma

Roma, 30 out (Prensa Latina) Os chefes de estado ou de governo dos países membros do G20 realizam hoje aqui sua reunião anual regular, com a qual a Itália conclui seu mandato como presidente rotativo da organização.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Pessoas, Planeta e Prosperidade” é o tema central do encontro, sob o qual o mandato italiano começou em 1 de dezembro de 2020, em meio à pandemia da Covid-19.

Os participantes do conclave de dois dias dedicarão três sessões de trabalho à economia global e saúde; mudança climática e meio ambiente; e desenvolvimento sustentável.

O programa também inclui dois fóruns paralelos, um sobre o apoio às mulheres na criação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas e o outro sobre o papel do setor privado no combate às mudanças climáticas.

O moderno e multifuncional centro de convenções La Nube, localizado na área do EUR, é o local do evento no qual a maioria dos líderes dos países membros do Grupo participará fisicamente, exceto os da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, que o farão virtualmente.

De acordo com relatórios, os ausentes também incluem o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, o rei saudita Salman e o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador.

A organização, criada originalmente em 1999 como um fórum internacional de ministros das finanças e governadores de bancos centrais, reúne as 20 economias mais fortes, que representam 60% da população mundial e mais de 80% do PIB global.

Eles também controlam 75% do comércio e geram cerca de 75% dos gases de efeito estufa, a principal causa da mudança climática.

Além dos ausentes, o grupo inclui Argentina, Austrália, Brasil, Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia, Estados Unidos e a União Europeia.

A Espanha é um convidado permanente na cúpula anual, que também recebe palestrantes das principais organizações internacionais e outros convidados esporádicos.

Sob a presidência italiana, o G20 realizou 175 eventos, incluindo uma cúpula sobre saúde e outra focada no Afeganistão, 20 reuniões ministeriais, 62 grupos de trabalho, 60 reuniões sobre Finanças e oito Grupos de Engajamento, espaços para reflexão com a participação de diferentes setores sociais.

msm/fgg/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.