1 de December de 2021

NOTICIAS

O esplendor das praias mais procuradas de Cuba

Cayo-Blanco-Varadero

O esplendor das praias mais procuradas de Cuba

Por Roberto F. Campos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Havana, 30 out (Prensa Latina) A recente seleção das praias de Cayo Santa Maria e Varadero, na segunda e décima segunda posições das 25 melhores do mundo, desperta muita curiosidade sobre estes lugares em Cuba.

Uma pesquisa criada pelo famoso site de viagens TripAdvisor sempre desperta a curiosidade de milhões de pessoas ao redor do mundo, especialmente quando se trata de uma ilha tão interessante quanto esta.

E esta lista, ou Top 25, é baseada nas mais recentes consultas com milhares de clientes com experiência em visitar estes lugares, que são os mais procurados pelos turistas que vêm a este país.

Assim, quebramos os encantos de ambas as estâncias, e as razões para esta seleção, com base em relatórios do Ministério do Turismo (Mintur).

Cuba tem mais de 200 praias em todo o arquipélago, e para ser mais preciso, dos 588 quilômetros de praias, 256 fazem parte de 12 principais regiões de desenvolvimento turístico.

Cayo Santa María, na região centro-norte de Cuba, é um dos lugares de lazer mais destacados deste país, e antes da Covid-19, relatou muitos viajantes reincidentes, especialmente europeus. Mesmo agora ela está aberta para aqueles que querem relaxar neste país.

São ilhotas de areia branca e águas extremamente limpas, uma característica que acompanha outras enseadas, não menos famosas, nos arredores, tais como Ensenachos e Las Brujas.

Para chegar a Cayo Santa María, o caminho ideal é por uma estrada de 48 km sobre as águas conhecidas pelos cubanos como pedraplén, que começa na cidade de Caibarién, no norte da província central de Villa Clara.

Além de aproveitar o sol e a praia, eles são lugares ideais para mergulho, snorkel, iates e outras excursões.

Cayo Santa María, em particular, tem 13 quilômetros de comprimento e dois quilômetros de largura (18 quilômetros quadrados). Suas praias têm 11 quilômetros de extensão, com nomes significativos como Perla Blanca, Las Caletas, Cañón e Cuatro Punta.

Varadero, por outro lado, é muito mais do que apenas uma praia. Fundada em 5 de dezembro de 1887 pela fusão comunal chamada Los Decembrinos, várias casas feitas de madeira e telhas espanholas foram construídas ali, e mais tarde se tornaram conhecidas através do surgimento de regatas de remo.

A formação geológica do lugar vem da era quaternária e o nome da península onde está localizado, Hicacos, responde a uma árvore verde com folhas espinhosas, um típico cacto que uma vez cobriu esta porção de 22 quilômetros de comprimento (sua parte mais larga é de 700 metros).

O nome Varadero vem do fato de que é uma costa de areia rasa, onde os navios encalham na maré. O navegador espanhol Sebastián de Ocampo o descobriu em 1508 durante sua viagem à ilha e a primeira menção a ele apareceu em 1540 em um mapa de Alonso de Santa Cruz.

Além de suas praias, Varadero possui 15 sítios arqueológicos, como grutas e cavernas, que serviram de abrigo. O vestígio mais visitado hoje em dia é a caverna de Ambrosio, onde se encontra a maior pictografia do Caribe (cinco galerias e 250 metros de comprimento).

Em 1950, foi construído o primeiro grande hotel na praia, o Internacional, agora renovado com uma instalação moderna e amiga do meio ambiente.

Em 1959 havia apenas três hotéis em Varadero, e hoje existem 40 com mais de 10.500 quartos e desenvolvimento ainda em perspectiva, tornando-o o centro recreativo de todo o país.

msm/rfc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.