5 de December de 2021

NOTICIAS

Mais impostos para os ricos?

Mais impostos para os ricos?

Por Adriana Robreño
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Havana, 30 out (Prensa Latina) Um grupo de legisladores democratas está procurando tributar grandes fortunas nos Estados Unidos, onde os trabalhadores devem pagar impostos sobre cada centavo de sua renda, mas os cidadãos mais ricos contribuem apenas com uma pequena porcentagem de seus ganhos.

A iniciativa fiscal visa levantar centenas de bilhões de dólares dos cerca de 700 bilionários do país para ajudar a financiar as principais propostas econômicas do presidente Joe Biden: o plano de infraestrutura e o projeto de lei do bem-estar social.

O último pacote de investimento, inicialmente avaliado em 3,5 trilhões de dólares, mas que provavelmente ficará aquém desse valor, está paralisado no Congresso devido a divisões internas entre os democratas sobre, entre outras questões, como financiá-lo.

Uma pesquisa da Vox e Data forProgress, realizada de 8 a 12 de outubro, revelou que 71% dos eleitores apoiam o aumento dos impostos sobre os maiores contribuintes para pagar pela proposta, que inclui medidas destinadas a reduzir o impacto das mudanças climáticas, educação e programas de saúde, entre outros.

Tal postura majoritária está em consonância com os resultados de outras pesquisas recentes, que mostraram que a riqueza dos bilionários estadunidenses cresceu mais de dois trilhões de dólares durante a pandemia de Covid-19, um dos sinais mais preocupantes da desigualdade do país.

Segundo o site inequality.org, a bonança dos ricos contrasta com os 89 milhões de cidadãos que perderam seus empregos durante a emergência sanitária, os mais de 45,5 milhões que contraíram a doença e os mais de 738.000 que morreram da doença.

Atualmente, os chamados super-ricos não têm que pagar impostos sobre sua acumulação de riqueza, ou seja, para possuir imóveis, ações e obras de arte, mas somente quando um ativo é vendido.

Dada a lacuna fiscal existente, cerca de 80% dos americanos, de acordo com um estudo do Centro de Pesquisa Pew, estão chateados pelo fato de os ricos não pagarem “o que seria justo”.

Se a nova proposta dos democratas for aprovada, o governo federal exigiria que os bilionários pagassem impostos anuais sobre esses ganhos parados, independentemente de venderem algo.

A Secretária do Tesouro Janet Yellen disse à CNN que não chamaria isso de “imposto sobre os ricos”, embora isso tornasse mais fácil para as pessoas mais ricas obter ganhos de capital que atualmente não são tributados.

Para a Presidenta da Câmara Nancy Pelosi, uma democrata, tal medida acrescentaria pelo menos 200 bilhões de dólares em 10 anos aos cofres do Estado, menos do que os 3 trilhões a 3,2 trilhões de dólares que a Biden planeja gastar em programas sociais.

Entretanto, há um problema: os republicanos, que sempre se opuseram a tais propostas, não darão sua aprovação tão facilmente, e por isso o presidente e os legisladores de colarinho azul terão de encontrar outra forma de financiar seus investimentos.

Entretanto, a lacuna fiscal, como outros problemas nos Estados Unidos, continuará sendo uma questão não resolvida.

(Extraído de Orbe)

/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.